Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Alunos do curso de Sistemas Elétricos vivenciam aula prática em Xingó

Alunos do curso de Sistemas Elétricos vivenciam aula prática em Xingó

publicado: 06/12/2017 12h36, última modificação: 06/12/2017 12h36

Por: Monique de Sá

Durante esta terça-feira, 05, alunos do 6º período do curso de Sistemas Elétricos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, participaram de uma experiência acadêmica diferente. Acompanhados do professor e coordenador do curso no campus, Márcio Azevedo, da disciplina Energias Renováveis, eles fizeram uma visita técnica para usina hidrelétrica de Xingó, em Alagoas.

O objetivo da aula prática, segundo Márcio Azevedo, foi conhecer os princípios de funcionamento de uma usina hidrelétrica, assim como adquirir conhecimentos técnicos acerca de todo o processo de geração e transmissão de energia.

“Um fato inovador e curioso foi que durante a visita, a turma conheceu dois ex-alunos formados em Sistemas Elétricos, pelo Ifal de Palmeira dos Índios. Sem dúvidas, esses profissionais passam a ser exemplos para nossos alunos e estimula-os a sempre querer mais, a ter vontade de aprender”, ressalta o professor.

De acordo com ele, a visita técnica trouxe novas informações acerca da situação atual do rio São Francisco e serviu, sobretudo, para que seus alunos pudessem ver na prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula.

“Presenciamos in loco o funcionamento das turbinas, visitamos a subestação, a barragem, entre outros. Além disso, vimos realmente a atual situação em que se encontra o Rio São Francisco. Mais do que fomentar o desenvolvimento intelectual discutido na disciplina, a visita serviu para nos deixar a par do nosso meio ambiente, o que contribui para o nosso desenvolvimento social”, explica Márcio.

Para a jovem Ianca Carol Ferreira, ter aulas extraclasses são fundamentais no processo ensino-aprendizagem. “Assuntos que foram vistos na teoria, com esta viagem, passamos a entender mais com a prática e isso é muito importante para captarmos mais conhecimento”, diz.