Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Alunos do campus Palmeira se destacam em olimpíadas de Matemática
conteúdo

Notícias

Alunos do campus Palmeira se destacam em olimpíadas de Matemática

Unidade soma nove medalhas ganhas em competições neste ano e há previsão de outras para edições em andamento
publicado: 20/08/2024 12h15, última modificação: 21/08/2024 09h41

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

O campus Palmeira dos Índios tem se destacado em olimpíadas de conhecimentos nas últimas edições. Apenas nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Canguru de Matemática e na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF), os alunos ganharam nove medalhas. 

Na OBMEP 2023, foram premiados três alunos com medalha de bronze: Demétrius Coleta, Heloisa de Alcântara e Murilo Cordeiro. Na premiação referente a 2024, mais quatro alunos foram medalhistas na Canguru: Vinicius Maurício, Marcos Valentim e Cauã Felipe ganharam medalha de bronze; Kaio Soares, medalha de prata. As medalhas da OIMSF em 2024 foram de ouro e prata para equipes, ambas na premiação regional da região nordeste.

Kaio Soares revela que contou com o auxílio dos professores do campus Palmeira para alcançar a medalha de prata na Canguru 2023. ‘’O processo de estudo começou em 2023 quando busquei participar de mais olimpíadas científicas e com o apoio da professora Adina Rocha e do professor Thiago Wagner, fiz parte da primeira turma que se dedicou a um protótipo de treinamento olímpico no campus. Esse treinamento ocorria com a resolução de provas anteriores e técnicas de resolução de questões’’, compartilhou.Ernany Santos e Pedro Monteiro foram os dois medalhistas de bronze do Campus Arapiraca na OBMEP 2023

Assim como o Campus Palmeira, as unidades de Batalha, Coruripe, Murici, Penedo e São Miguel dos Campos tiveram menções honrosas da OBMEP. O Campus Maceió também conquistou quatro medalhas de prata e três de bronze, enquanto o Campus Arapiraca, mais duas de bronze.

Tradição em olimpíadas de conhecimentos

Para além da matemática, Kaio também foi ganhador da medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Geopolítica de 2024, participou da criação do Clube Olímpico, que visa aumentar a divulgação e melhorar o treinamento para as olimpíadas científicas. Ele comemora os bons frutos e ressalta a importância dessa colaboração. 

‘’Nesse ano, pudemos aumentar muito o número de participantes nas olimpíadas científicas, aumentando bastante o número de premiados. O processo de estudo para as olimpíadas é muito bom devido a colaboração existente entre os alunos e também com os professores. Isso motiva muito a participação e os estudos, principalmente na área de matemática’’, conta. 

Seguindo a tradição de olimpíadas de conhecimento, diversos alunos do Campus a estão participando da edição da OBMEP e da OMSF de 2024, da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) e da Olimpíada Itabirana de Matemática.

Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista*