Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Alunos do campus Palmeira participam do “Crea-AL na Universidade”

Alunos do campus Palmeira participam do “Crea-AL na Universidade”

publicado: 21/03/2018 11h01, última modificação: 21/03/2018 11h04

Por: Monique de Sá

O “Crea-AL na Universidade” chegou até o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios. Na manhã desta terça-feira, 20, alunos de Edificações, Eletrotécnica, Engenharia Civil e Sistemas Elétricos participaram de uma ação promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), que visou levar esclarecimentos a respeito do funcionamento do Conselho e suas atribuições profissionais.

A iniciativa foi idealizada pelo professor Jesimiel Pinheiro junto à Coordenação do curso de Engenharia Civil do campus. Segundo o docente, a ação possibilitou aos futuros profissionais que estes pudessem tirar dúvidas mais aprofundadas sobre a questão do registro profissional.

“Sentimos a necessidade de trazer o Conselho, devido ao fato de estarmos no final de período e termos alunos se formando e estes só poderão atuar na área se tiverem registro no Crea. A ideia é tratar de questões acerca do registro, obrigações, direitos, funções técnicas, etc.”, explica Jesimiel.

Fernando Dacal, presidente do Crea-AL, conta que estar nas instituições de ensino tratando dessas questões profissionais foi uma proposta de sua campanha. “É um objetivo nosso estar nesses espaços e toda vez que formos solicitados, estaremos presentes. Vir até Palmeira dos Índios é uma grande satisfação, já que este é o primeiro campus do Ifal a ter o curso de Engenharia Civil, o qual temos grande apreço”, destaca.

Além de Fernando, o ex-presidente do Conselho, Ronaldo Patriota, esteve presente e palestrou sobre coaching financeiro na Engenharia.

Saiba o passo a passo para retirar seu registro profissional no Crea-AL:

1. Documentação necessária:
diploma, certificado ou declaração de conclusão do curso;
histórico com indicação de cargas horárias das disciplinas cursadas;
documento oficial de identidade (RG);
Cadastro de Pessoa Física (CPF);
título de eleitor;
prova de quitação com a Justiça Eleitoral (comprovante de votação);
comprovante de residência em Alagoas;
prova de quitação com o Serviço Militar (reservista), quando profissional do sexo masculino.

2. Preencha o cadastro de profissional. No final do formulário, anexe toda a documentação necessária (nos formatos .PDF ou .JPG, tamanho máximo de 40 MB por arquivo).

3. Aguarde e-mail de confirmação que será enviado em até 2 dias úteis, com o número de protocolo para consulta e a GRU de registro. Pague-a respeitando sua data de vencimento. O protocolo só tramitará após a compensação do pagamento.

4. Em até 5 dias úteis será enviado e-mail de conclusão do protocolo, junto com a GRU de anuidade proporcional.

5. Compareça ao Crea-AL munido de documento de identificação original e de comprovante de pagamento da GRU de anuidade. A fotografia será coletada no momento do atendimento, e o cartão de registro será entregue no mesmo dia a seu titular.