Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Alunos do campus Palmeira dos Índios se destacam em olímpiadas de Astronomia e Matemática

Os estudantes foram reconhecidos na Mostra Brasileira de Foguetes, Canguru de Matemática, Olímpiada Brasileira de Astronomia e mais
publicado: 11/12/2023 14h10, última modificação: 11/12/2023 14h12

*Por Isabelle Guedes, estagiária

Cerca de 20 estudantes do campus Palmeira dos Índios foram medalhistas em, ao menos, cinco olímpiadas de Física e Matemática em 2023. Foram quatro medalhas de ouro e troféus de campeão, além de medalhas de prata, bronze e menção honrosa. A entrega de medalhas foi realizada na última quinta-feira (07/12), no auditório do Campus Palmeira.

Os alunos do Ifal, orientados pelo professor de Física, Rodrigo Raposo, conquistaram resultados notáveis através da Mostra Brasileira de Foguetes; Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA) e a Jornada de Foguetes, premiados em equipes. Nesse último evento, os alunos foram classificados para participar devido aos seus resultados na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Na Olímpiada Brasileira de Astronomia, os estudantes Antony Freitas (ouro), Marcos Barbosa (prata) e Kaio Oliveira (bronze) foram os premiados. Representando o Ifal na Mostra Brasileira de Foguetes, os alunos Mirosmar Teixeira, Ely Lima e Eduardo Tenório garantiram medalha de ouro. Na Jornada de Foguetes, composta por equipes, os grupos compostos por Wesley César, Jonas Santos e Jammys Gabriel; Mirosmar Teixeira, Ely Lima e Eduardo Duarte, levaram troféu de campeão. Em seguida, o grupo composto por Luana Vanessa, Victoria Maria Palmeira e Álvaro Emanuel levou o troféu de vice-campeão.

Para o processo de preparação dos alunos, Rodrigo conta que foi realizada uma força tarefa entre os professores, reunindo estudantes com bom desempenho na disciplina de Física e material para estudos. ‘’Enviamos e-mails e formamos grupo de whatsapp para compartilhar materiais preparatórios, como provas anteriores respondidas, slides e canais dedicados aos temas de Astronomia e Astronáutica’’, compartilhou.

Nas olimpíadas nacionais de matemática, três alunos levaram medalhas para casa, nas categorias Canguru de Matemática e Mandacaru. Kaio Oliveira garantiu as medalhas de bronze e prata, respectivamente, além de menção honrosa na Olímpiada Alagoana de Matemática. Gabriel Soares e Jefferson Pereira foram premiados com menção honrosa na Canguru de Matemática e Mandacaru. A preparação e acompanhamento dos estudantes foi realizada pelos professores de matemática Thiago Wagner e Adina Rocha.