Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Alunos de Letras da UAB/Ifal de Palmeira dos Índios apresentam ações do PIBID em evento acadêmico

por Monique de Sá publicado: 16/12/2019 12h45, última modificação: 16/12/2019 12h45

Termina nesta terça, 17, o III Encontro Regional das Licenciaturas (ERELIC), que está sendo realizado no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Maceió. Como não poderia ficar de fora, o campus Palmeira, através dos estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Português da Universidade Aberta do Brasil (UAB) participaram, neste domingo, 15, do evento, levando as ações realizadas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Tais ações foram desenvolvidas na Escola Estadual Antônia Macedo, em Palmeira dos Índios – AL, para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Trata-se de um trabalho desenvolvido há um ano e meio com iniciativas, como a realização de uma feira literária no espaço, execução de oficinas, peças teatrais, dentre outros.

aline.jpgForam ações motivacionais e educacionais, através do incentivo à leitura e da realização de oficinas. Inclusive ajudamos os estudantes na preparação da Prova Brasil, que tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, sendo complementar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)”, explica a estudante de Letras, Aline Ananias.

Aline acrescenta que as ações foram bem recebidas pela Escola, o que auxiliou na participação dos estudantes na Prova Brasil. “Muitos faltavam neste exame e houve um incentivo a mais, ajudando bastante no rendimento. Participar do ERELIC foi gratificante, pois mostramos todas as ações do PIBID e com a sua finalização, que será em janeiro, passaremos a ser residentes pedagógicos (segmento do Programa de Iniciação)”, ressalta a futura professora.

ação.jpgDez estudantes do Ifal Palmeira executaram essas ações e apresentaram os trabalhos no Encontro: Aline Ananias, Amanda Melo, Fabiana Cordeiro, Jadiele Nascimento, Joana de Lima, Juliana Araújo, Lucas de Freitas, Nayla Gomes, Rosimeire Costa, Thauany Duarte, contando com a supervisão de Mary Hellen Melo (orientadora da Escola Estadual Antônia Macedo) e auxílio da coordenadora de Letras do campus Arapiraca, Adriana Nunes.

Sobre o ERELIC

O III ERELIC constitui uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Ifal, a Faculdade Tecnológica de Alagoas, o Centro de Estudos Superiores de Maceió e a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), tendo como tema este ano: “Espaços-tempos da formação docente no Brasil: cenários, reflexões e perspectivas”. O objetivo do evento é discutir sobre os lugares e os momentos da formação docente no país, problematizando, por exemplo, os ambientes físicos, curriculares, metodológicos, teóricos e práticos em que se constrói a docência.

Durante o III ERELIC, acontecem também o II Encontro do PIBID Nordeste, o I Encontro do PRP Nordeste e o I Encontro Interinstitucional Integrado do Pibid e do PRP Alagoas. O evento conta com palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação, sessões de pôster e reunião do Forpibid-RP do Nordeste.