Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Alunos de ensino superior e técnico se formam em solenidade realizada no Ifal de Palmeira

publicado: 13/12/2017 11h33, última modificação: 13/12/2017 11h33

Por: Monique de Sá

Mais que um sonho, a formatura em cursos de graduação e técnico é uma realidade, por isso durante esta terça-feira, 12, centenas de alunos dos polos de Educação a Distância (EAD) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) receberam seus diplomas em uma solenidade realizada no auditório do campus de Palmeira dos Índios.

O evento reuniu familiares e alunos dos cursos de Administração Pública Bacharelado (polo Santana do Ipanema), do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e dos técnicos em: Infraestrutura Escolar, Secretaria Escolar e Alimentação Escolar (Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios), da Rede Escola Técnica Aberta do Brasil (E-tec), que integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec..

Representado o reitor, Sérgio Teixeira, a diretora geral do campus de Palmeira dos Índios, Ana Quitéria Menezes, externou sua satisfação em trazer mais profissionais para o mercado de trabalho e como professora ressaltou as dificuldades que eles enfrentaram para chegar até suas formaturas.

“Sabemos o quão difícil deva ser para que eles os estudos aos finais de semana, além do deslocamento de seus municípios. Naturalmente, esta conquista é deles, mas, sem dúvidas, ficamos muito felizes em contribuir com essa vitória e ver o sorriso de cada um, afinal foram obstáculos vencidos e alguns sonhos renunciados para que pudessem vencer esta etapa, que é a da educação”, disse Ana Quitéria.

A diretora de Educação a Distância do Ifal, Ana Cristina Vieira, lembrou a importância que os cursos a distância tem para municípios onde não há curso superior ou técnico. “Esta é a proposta dos cursos EAD: fazer com que esses alunos que são de municípios circunvizinhos possam ter o seu curso superior ou técnico dentro da sua área de atuação. Nossos alunos têm aula aos finais de semana e o restante do curso é feito pelo Moodle, que é um ambiente virtual de aprendizagem. Eles tem um acompanhamento de professores, tutores e da equipe gestora”, explica.

Bagagem de conhecimento

Vânia Gomes é bacharel em Administração, mas nem por isso decidiu parar. Como forma de se qualificar, já que é servidora de uma escola estadual, ela decidiu cursar o técnico em Alimentação Escolar. O sorriso estampado no rosto demonstrava a alegria em mais uma conquista para sua área profissional.

“Acredito que todos que estão aqui tiveram empecilhos, problemas financeiros ou familiares, mas graças a nossa persistência e a Deus, podemos nos considerar vencedores. Para minha profissão, este curso é importante, pois passo a ter um maior conhecimento e assim atender o alunado de uma forma mais coerente, mais correta. Com certeza veio para acrescentar na minha formação”, orgulha-se.

Estiveram presentes nas cerimônias de formatura: a diretora geral do campus de Palmeira dos Índios, Ana Quitéria Menezes; a diretora de Educação a Distância do Ifal, Ana Cristina Vieira; o coordenador do curso de Administração Pública a Distância, pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), Márcio Yabe; o diretor geral do campus de Santana do Ipanema, Gilberto Neto; o coordenador do polo E-Tec de Palmeira dos Índios, Roberto Fernandes; o pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos; a chefe do Departamento de Graduação. Maria Cledilma Ferreira; e a chefe do Departamento de Articulação Pedagógica, Maria Verônica Medeiros.