Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Aluno do Campus Palmeira dos Índios participa de congresso internacional em Londres

por Anny Rochelly publicado: 28/08/2023 10h24, última modificação: 28/08/2023 10h24

Eliel Gomes, do curso de Edificações do Campus Palmeira dos Índios do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), teve uma experiência incrível no último mês, em Londres. Ele foi selecionado para participar do LIYSF (London International Youth Science Forum), que aconteceu no Imperial College London, na Inglaterra, no período de 26 de julho a 9 de agosto.

O LIYSF é o maior fórum internacional de ciências juvenil do mundo e reúne os melhores estudantes de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) para um programa imersivo de conhecimento científico e cultural. Em 2023, quase 500 alunos de 84 países participaram do programa, lecionados por grandes profissionais na área e um ganhador do Prêmio Nobel, sendo o Ifal representado por um único aluno selecionado e uma das 4 instituições brasileiras que representaram o Brasil no programa.

Eliel explica que, em todas as edições, alunos auto-indicados podem ser selecionados pelo evento ou receber um credenciamento de algum outro evento científico. “No meu caso, eu recebi um credenciamento graças ao meu histórico em projetos científicos, medalhas e envolvimento com outras áreas de STEM”, detalhou o discente.

O estudante relata que o LIYSF É o maior fórum de ciências juvenil do mundo, um programa muito renomado e poucos brasileiros conseguem ser selecionados e participar. O programa visa expandir a visão dos estudantes sobre a ciência e o mundo, pois aborda os mais diversos temas e assuntos, simples ou complexos.

Eliel afirma que a oportunidade foi uma experiência incrível para sua formação acadêmica. “Visitamos a Universidade de Oxford, Cambridge, museus, centros de pesquisa dentro e fora de Londres, tivemos palestra com ganhador de prêmio Nobel, além de conhecer pessoas do mundo todo que vou levar pra o resto da vida e vivenciei uma experiência em um idioma que aprendi totalmente sozinho”, falou, empolgado.

Ele explica que essa foi a sua primeira viagem para fora do Brasil. “Sozinho e participando de um programa internacional tão grandioso, então foi uma realização pessoal muito importante que me proporcionou não apenas isso, mas também me ensinou muito sobre outras culturas, assuntos científicos diversos e me ajudou a decidir qual carreira profissional seguir”, finalizou.