Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Aluna de Engenharia Civil do Ifal Palmeira relata experiências de intercâmbio em Portugal
conteúdo

Notícias

Aluna de Engenharia Civil do Ifal Palmeira relata experiências de intercâmbio em Portugal

Adenilma Maria de Menezes passou seis meses no Instituto Politécnico da Guarda (IPG)
por Jhonathan Pino publicado: 09/08/2024 10h21, última modificação: 09/08/2024 11h51

A estudante de Engenharia Civil do Campus Palmeira dos Índios, Adenilma Maria de Menezes, retornou ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal) depois de um período de seis meses frequentando as instalações do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em Portugal. A experiência foi possível após o edital de Seleção de Estudante de Graduação para o Programa de Mobilidade Internacional do Ifal junto à universidade portuguesa.

Ela partiu em fevereiro para as terras lusitanas, quando foi recebida pela servidora da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Angela Fátima, que a auxiliou no processo de adaptação na cidade de Guarda.Aluna ficou hospedada na Residência Feminina do IPG

“Quando cheguei, Angela estava lá, para me recepcionar e me acomodar na Residência Feminina do IPG. Teresa e Silvia (da Mobilidade Internacional do IPG) também me deram muito suporte com relação à adaptação no Campus do IPG e ao ensino. E ainda, os portugueses foram muito acolhedores e receptivos. A Guarda é um lugar incrível, tranquilo e cheio de pessoas maravilhosas, voltei para o Brasil deixando muitos amigos em Portugal”, comenta a aluna.

Ao longo dos seis meses, Adenilma aproveitou para conhecer a cultura e a história Portuguesa, participou de diversos festivais e visitas guiadas às aldeias históricas do Distrito da Guarda e a algumas outras cidades.  Além da imersão cultural, a estudante acrescenta que a experiência foi academicamente muito rica.

"Tive a oportunidade de estudar com professores europeus excepcionais, participei de palestras e fiz networking com profissionais bastante renomados de vários países da Europa, fiz visitas de estudo que foram muito significativas para a minha formação complementar. Ademais, tive contato com estudantes de diferentes partes do mundo, onde pude aperfeiçoar minha comunicação em inglês, francês e espanhol e ainda conhecer um pouco da cultura de cada um”, pontua.

O outro aluno selecionado pelo Edital nº 23/2024, do Programa de Mobilidade Internacional do IPG foi o aluno de Turismo, do campus Maceió, Levy Almeida. A participação dos estudantes do Ifal no programa tem como objetivo inseri-los na instituição internacional, complementando sua formação acadêmica e profissional, por meio do contato com diversos métodos, processos e tecnologias voltados ao aprendizado, ao aprofundamento, à difusão e ao compartilhamento de experiências acadêmicas, científicas e culturais.