Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ações Extensionistas em Palmeira: confira tudo que aconteceu na 8ª edição do CBEU

por Monique de Sá publicado: 02/07/2018 10h02, última modificação: 02/07/2018 10h04

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, foi destaque mais uma vez. Durante a realização da 8ª edição do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), alunos e professores estiveram reunidos para apresentar ao público os trabalhos extensionistas desenvolvidos pela instituição. São projetos ligados à Engenharia, Educação, Meio Ambiente e também à Comunicação. O evento teve início na última quinta, 28 e seguiu até sábado, 30. A expectativa para quem esteve presente já é para a próxima edição, que será realizada em 2020.

0f15a395-9e4f-450a-852c-a0f696264a40.jpgNo primeiro dia, 28/06, foi a apresentação do projeto: “Iniciação aos gêneros científicos - resumo, resenha e relatório”, que tem como orientadora a professora Edneide Leite e conta com duas bolsistas: Nayla Gomes e Amanda Soares, alunas do curso de Educação a Distância (Ead) em Língua Portuguesa. O trabalho foi exposto em formato pôster por Nayla e segundo Edneide tem como objetivo proporcionar o conhecimento de tais gêneros a alunos que estão encerrando o nível fundamental.

“Ele é aplicado na Escola Estadual Almeida Cavalcanti para os alunos do 9º ano. Através de uma pequisa prévia constatamos que esses gêneros não são tratados com profundidade, gerando uma dificuldade para o aluno em relação a este tipo de escrita. As bolsistas vão até a escola, uma vez por semana, e fazem oficinas, aulas explanativas com dinâmicas sobre essas questões abordadas”, conta a docente, acrescentando que recentemente foram incluídas, também, as turmas do 8º ano da escola.

b98489f0-6231-4bde-9716-6e1f55bf5286.jpgAinda durante o dia 28, a equipe do “Projeto construir - tijolos ecológicos: construção, inovação e sustentabilidade”, trouxe a público o trabalho, que tem como orientadora a professora, Sheyla Marques. Juliana Lira, uma das extensionistas, apresentou a ação em formato oral para os presentes no congresso. “A proposta é capacitar comunidades carentes para a produção de tijolos ecológicos, com o intuito de construir casas populares e fomentar o direito de moradia e saneamento básico”, explica Sheyla.

O Projeto Construir é uma parceria do Ifal Palmeira com a ONG Alcance Foundation, dentre as atividades propostas para as comunidades carentes, estão: cursos de capacitação e aulas práticas. A princípio, o projeto foi destinado à população de Pariconha – AL, mais especificamente a aldeia indígena Jeripankó. O trabalho ainda tem como extensionistas os alunos de Engenharia Civil: Arthur Amaral e Hanna Costa.

O segundo dia de CBEU também foi marcado por apresentações de integrantes do campus Palmeira. O bolsista Carlos Antônio Cavalcanti tratou do “Curso para aperfeiçoamento de operários da construção civil em leitura de interpretação de projetos”, em formato pôster. A ação extensionista é desenvolvida pela professora da área, Renata Camelo.

Também no dia 29/06, o bolsista Lucas de Freitas tratou de educação ao abordar o “Hacia La Universidad: espanhol para vestibulandos”. A ação é de orientação da professora de Espanhol Karla Janaína da Silva e visou ofertar um curso básico da Língua Espanhola voltado ao vestibular para alunos de uma escola pública em Palmeira dos Índios. Além de Lucas, o projeto contou com a bolsista Skarlett Cândida. O trabalho foi desenvolvido em 2017 e atualmente serve como referência para o projeto “Espanhol para todos”.

317feb8c-bc3a-42dc-91a8-d9b22fedd808.jpgO objetivo era oferecer uma formação em língua espanhola que desse condições para que os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Monsenhor Ribeiro Vieira pudessem ter mais uma opção em língua estrangeira para as provas do vestibular, tais como o Enem. Essa escola só oferece aulas de língua inglesa e os alunos nem sempre se sentem seguros para optar por este idioma para responder a prova”, diz Karla.

Preenchendo todos os dias de CBEU, durante o sábado, 30, foi a vez da professora Isabelly Christiny Monteiro trazer sua ação extensionista: “Educação Ambiental nas Escolas Públicas de Palmeira dos Índios/AL”. Segundo a docente, o projeto conta com dois bolsistas e mais dois voluntários, sendo aplicado nas Escolas Estaduais Manoel Passos e Nova Jersey. Iniciado este ano, ele é destinado a alunos do 6º ao 9º ano.

ad029d8f-566c-4071-b345-1f8c5f4e946b.jpg“O projeto consiste em utilizar a educação para fomentação da construção cidadã ambiental de alunos das escolas públicas do município de Palmeira dos Índios”, ressalta Isabelly.

Por fim, foi a vez do aluno Yan Henrique Almeida expor o projeto “Mergulho na imaginação tridimensional”, também de orientação de Renata Camelo, docente do campus.

O CBEU foi realizado na cidade de Natal – RN, de 28 a 30 de junho e tem como um dos objetivos: discutir os desafios da extensão universitária no Brasil, integrando os conhecimentos da universidade e da sociedade com proposições inovadoras para a sociedade, com conferências, mesas-redondas, minicursos, oficinas, rodas de conversa, comunicações orais e apresentações de pôsteres.