Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Notícias > Ações extensionistas de 2019 do campus Palmeira passam por avaliação parcial
conteúdo

Notícias

Ações extensionistas de 2019 do campus Palmeira passam por avaliação parcial

Momento ocorreu durante toda esta sexta, 12, e teve como intuito verificar se as ações estão sendo realizadas de acordo com as propostas aprovadas

por Monique de Sá publicado: 12/07/2019 21h21, última modificação: 12/07/2019 21h39

O campus Palmeira dos Índios recebeu nesta sexta, 12, representantes da Reitoria e do campus Marechal para uma avaliação parcial das ações de extensão executadas pela unidade de ensino em 2019. No total, estão sendo avaliadas 20 ações, sendo: sete projetos na modalidade estudante, 11 na modalidade servidor, um Programa Minha Comunidade (Xukuru-Kariri) e um Programa Artifal (Balaio de Artes). O momento foi organizado pela coordenadora de extensão do campus, Magaly Rodrigues, responsável também pela supervisão das apresentações.

Compuseram a banca de avaliação desta edição: Altermir João Secco, Jacqueline Gomes (ambos da Reitoria) e Maria do f6.jpegSocorro Ferreira (professora do campus Marechal Deodoro). Em sua maioria, os projetos do Ifal Palmeira, deste ano, são destinados a escolas públicas da região, incluindo um grupo de crianças e adolescentes, com foco em disciplinas como a Matemática, Física, Informática, Eletrônica, entre outras.

As iniciativas não param por aí, há aquelas também voltadas para um público mais velho, a exemplo das orientações de normas de segurança que são passadas para trabalhadores de pequenas obras na cidade.

Nos programas desenvolvidos pelo campus estão dois: o Minha Comunidade, que traz benefícios para a comunidade da Fazenda Aldeia Canto (Xukuru-Kariri), através da implantação de um biodigestor, ações em prol da saúde e meio ambiente, e o observatório, que tem o intuito de produzir um banco de dados sobre a produção de alimentos no local. O Minha Comunidade deste ano está sob a f14.jpegcoordenação do professor Rodrigo Raposo em parceria com outros docentes. O segundo programa é o Artifal: Balaio de Artes, que traz para toda a comunidade, a junção de diferentes vertentes artísticas que acabam conversando entre si: teatro, música e audiovisual, sob coordenação do professor Daniel Cavalcanti. 

Avaliações

Uma novidade deste ano foi a mudança nos critérios de avaliação. Até o ano passado, a banca mensurava o desempenho por meio de notas. “Atualmente tal mecanismo não é mais utilizado, Estamos analisando se a ação é satisfatória ou não e, ao final, damos uma direção de continuidade, interrupção ou possíveis ajustes”, explica a representante da Pró-reitoria de Extensão (Proex), f7.jpegJacqueline.

Para ela, não é só a comunidade atendida que ganha, mas também quem propõe a ação. “Nessas avaliações parciais, podemos verificar o impacto dessas ações na comunidade. Além disso, há o desenvolvimento da instituição, havendo uma troca de saberes. Ao levar projetos e programas, muitas vezes, a comunidade tem muito mais a dar em troca do que temos a oferecer”, conclui.

Confira os projetos e programas avaliados:

Lista 1

Lista 2