Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Assistência Estudantil > Informações Gerais
conteúdo

Informações Gerais

por Monique de Sá publicado 16/07/2020 08h59, última modificação 16/07/2020 08h59

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Neste espaço virtual será publicizado o detalhamento das ações integradoras e setoriais, desenvolvidas pela equipe de Assistência Estudantil do Campus; orientações sobre o acesso aos programas da Política de Assistência Estudantil; as competências de cada setor na execução dessa Política no Campus e as legislações e documentações específicas de cada setor e categoria profissional.

A Política de Assistência Estudantil do IFAL é um conjunto de princípios, diretrizes, procedimentos, critérios, competências, programas e orientações para gestão, planejamento, monitoramento e avaliação, que norteia a implementação de ações voltadas à ampliação das condições de permanência dos/as estudantes. As ações da Assistência Estudantil (AE) no IFAL têm se configurado como uma política institucional desde 2010.

Em 2012, foi criado o Fórum Permanente de Assistência Estudantil - FORPAE, instância democrática, de caráter consultivo e propositivo, que se constitui como um espaço de discussão para tratar das questões relacionadas à PAE/IFAL.

De acordo com a Resolução 16/2017 (CS/IFAL), a Política de Assistência Estudantil - PAE do Instituto Federal de Alagoas - IFAL tem por finalidade assegurar os direitos sociais de seus estudantes, possibilitando as condições para promover acesso, permanência e a conclusão com êxito nos cursos ofertados pelo Instituto. Por meio desta Política, os estudantes podem acessar os seguintes Programas:

Programa de Assistência à Saúde;

Programa de Educação Alimentar e Nutricional;

Programa de Qualidade na Produção de Refeições;

Programa Aprendizagem e Psicologia;

Programa de Intervenção Psicológica;

Programa de Orientação Profissional;

Programa de Acompanhamento Social;

Programa de Assistência às/aos Estudantes com Necessidades Específicas;

Programa Inter-Ação;

Programa Auxílio Permanência;

Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas;

Programa de Apoio às Atividades Estudantis;

Programa Auxílio Bolsa de Estudo;

Programa de Residência Estudantil;

Programa de Apoio à Mobilidade Estudantil;

Programa Auxílio EJA;

Programa de Alimentação e Nutrição Escolar.

 

No âmbito do Campus Palmeira dos Índios, dos 17 programas universais e de seleção da PAE, acima relacionados, a equipe intersetorial que compõe a Assistência Estudantil no Campus executa os 12 programas em destaque.