Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Rodrigo Oliveira toma posse como Diretor Geral pro tempore do Campus Murici

Rodrigo Oliveira toma posse como Diretor Geral pro tempore do Campus Murici

publicado: 28/04/2019 22h08, última modificação: 28/04/2019 22h08

Em Sessão Solene ocorrida na última quinta-feira (25/4), no Auditório Oscar Sátyro (IFAL Campus Maceió), o prof. Rodrigo Oliveira tomou posse como Diretor Geral pro tempore do IFAL Campus Murici. Também foram empossados outros cinco novos/as gestores/as: Valdemir Chaves (Satuva), Eder Júnior (Marechal Deodoro), Damião Augusto (Maceió), Sandra Patriota (Maragogi) e Talita Morais (São Miguel dos Campos). A condição pro tempore se mantém até o Presidente da República empossar o novo Reitor do IFAL, o professor Carlos Guedes.

Perfil:

Rodrigo Oliveira tem 38 anos e é natural de São Paulo-SP. Tem Licenciatura em Física e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (concluído em 2015), ambos feitos na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Iniciou a sua carreira docente em 2003 dando aulas em colégios particulares de Maceió, bem como em cursinhos pré-vestibulares. Sua primeira experiência na rede pública ocorreu em 2006, como professor substituto na antiga Escola Agrotécnica Federal de Satuba (atual IFAL - Campus Satuba). Em 2008, Rodrigo foi aprovado em concurso público para professor efetivo do então CEFET-AL, assumindo como docente do Campus Palmeira dos Índios. Dois anos depois foi removido para o Campus Murici, onde assumiu diversas funções, tais como: Coordenador de Ensino (2012-2013), Supervisor do PRONATEC, Chefe de Departamento Acadêmico (2013-2017) e Conselheiro no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CEPE.

Gestão:

O Diretor Geral empossado se diz motivado pelo reconhecimento da necessidade de ocupar espaços de decisão de uma instituição como o IFAL e, junto com os demais servidores do Campus Murici, ajudar a cumprir o papel social de mudar a história de jovens por intermédio da educação. Avaliando a realidade e relevância do Campus Murici, Rodrigo reflete que "em um estado com os índices educacionais como o nosso, o Instituto se configura em uma ilha de excelência. Em cada uma das 15 cidades que estamos inseridos (16 campi) somos reconhecidos pela sociedade como a melhor instituição de ensino da região. Em Murici não é diferente. O campus Murici tem se destacado não só pela qualidade de ensino que oferece, mas pela capacidade de olhar para fora de seus muros. Somos dos campi que mais aprova projeto de extensão fazendo com que a atuação do campus esteja presente em várias regiões circunvizinhas", pontua.
Acerca dos principais desafios nesse início de gestão, Rodrigo é direto: "Fazer mais com menos. O contingenciamento de recursos por parte do governo federal compromete ações de funcionamento do campus, quer seja nas execuções de atividades rotineiras que são necessárias para a formação dos estudantes, quer seja na capacidade de investimento em infraestrutura do campus". E continua: "A provável reestruturação dos cursos técnicos integrados frente a realinhamento da matriz CONIF, impõe o planejamento para que o período de transição cause o menor transtorno possível".
Enquanto principal meta para o primeiro ano de gestão, ele destaca a implantação e fortalecimento das instâncias colegiadas no campus. Sobre ações imediatas, Rodrigo elenca seis:

Ações imediatas:

1) Empossar, de imediato, os colegiados dos cursos técnicos;
2) Implantar a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, nos primeiros 120 dias da Gestão;
3) Implantar o CONCAMP;
4) Implantar o Colegiado de Representantes de turmas, com reuniões mensais junto ao Diretor;
5) Promover um fórum permanente de discussão junto ao Grêmio Estudantil;
6) Implementar a cultura do planejamento para as diversas áreas. Em especial, para as áreas estratégicas que garantem uma melhor formação técnica para os estudantes.

Mensagem a comunidade acadêmica:

Em seu discurso de posse, Rodrigo conclui com a seguinte mensagem a comunidade acadêmica:

"Precisamos, juntos, fazer o IFAL, cada vez mais forte. Contudo, seremos mais fortes na medida que dermos ouvidos a todos os atores que fazem essa instituição e consolidarmos um ambiente para um debate franco e fraterno, ou seja, uma instituição verdadeiramente democrática. Sair dos muros do IFAL, consolidar as ações de Extensão, fomentar a produção de conhecimento bem como a qualificação dos servidores e alunos, fortalecendo a Pesquisa: esses são objetivos que não podemos perder de vista, assim como realinhar as concepções de ensino, traduzidas em normativos internos, com o objetivo de promover a permanência e êxito dos estudantes, devem ser prioridade a ser buscada por todos nós que fazemos a gestão dessa instituição. Pois só assim faremos uma instituição forte, capaz de resistir as intemperes que se avizinham.
Fazer educação não é uma tarefa simples e exige de cada um de nós um nível grande de comprometimento e abnegação. As portas da Direção Geral estarão sempre abertas para que juntos possamos fazer esse campus cada vez mais forte".

GESTÃO DO IFAL CAMPUS MURICI (Quadriênio 2019-2023):

Diretor Geral: Rodrigo Oliveira Ferreira da Silva

Chefe de Departamento Acadêmico: Herbert Nunes de Almeida Santos

Chefe do Departamento Administrativo: Vanessa Rodrigues de Gusmão

Chefe de Gabinete: Jean Tenório Menezes

Coordenação de Gestão de Pessoas: Isnaldo Almeida Brandão

Coordenação do Curso Técnico em Agroecologia: Nelson Vieira da Silva

Coordenação do Curso Técnico em Agroindústria: Victor Hugo Oliveira de Andrade

Coordenação da Pós-graduação em Linguagens e Práticas Sociais: André Luís Bonfim Sousa

Coordenação Pedagógica: Crislaine Almeida Oliveira Nogueira

Coordenação de Formação Geral: Jocília de Oliveira Rodrigues