Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Realizada a Aula Inaugural do PROIFAL 2019

Realizada a Aula Inaugural do PROIFAL 2019

As aulas dos 135 alunos aprovados no processo seletivo iniciarão já na próxima segunda (29/4)

publicado: 23/04/2019 22h07, última modificação: 23/04/2019 22h15

Hoje, 23/4, ocorreu no Campus Murici a aula inaugural do Programa de Extensão PROIFAL, que tem como objetivo implantar ações de preparação para o exame de seleção dos cursos do Ifal, atendendo estudantes de escolas públicas. Em 2019, o exame de seleção contou com mais de 500 inscritos/as de cidades como, por exemplo, Branquinha, Ibateguara, Messias, Murici e União dos Palmares. Desse total foram aprovados/as 135 estudantes que, ao longo dos próximos 7 meses, terão aulas intensivas preparatórias para o exame de seleção que ocorrerá no segundo semestre.
A aula inaugural consistiu nas boas-vindas da Equipe PROIFAL Murici, Departamento Acadêmico e representantes do corpo discente e docente, que saudaram os/as estudantes e destacaram a importância da escolha dos mesmos.

Estiveram presentes os/as quatro coordenadores do PROIFAL Murici, Crislaine Nogueira (Coordenadora Pedagógica), Flávio Torres (Prof. de Matemática), Wevanys Fernandes (Técnico em Eletrotécnica) e Ivonaldo Gomes (Coordenador de Extensão), os/as seis bolsistas, Ronilson Cândido do Nascimento, Laura Thayná Lopes de Oliveira, Kauanny Yara dos Santos Silva, Geni Stephanie Santos Silva, Otavio de Souza Angelo e Sidney Vinicius de Lima Vieira; Flávio Veiga (Prof. de História), Herbert Nunes (Chefe de Departamento e Prof. de Língua Portuguesa), e Jocília Rodrigues (Diretora Geral e Profa. de Língua Portuguesa).

Além dos estudantes, o público foi composto por pais, mães e demais responsáveis, que aplaudiram e assistiram atentos/as às informações apresentadas acerca do calendário, conteúdos programáticos e muito mais. Estiveram presentes também duas alunas egressas do PROIFAL Murici 2018, Synara da Silva Ferreira de Freitas e Nicoly Monike da Silva Moraes, ambas do Primeiro Ano Matutino do Curso Técnico em Agroindústria, que obtiveram ótimo desempenho no último exame de seleção do Campus Murici, alcançando, respectivamente, o primeiro e segundo lugar. Atendendo o convite da Equipe PROIFAL, as alunas puderam compartilhar as suas experiências na edição de 2018. Nicoly, por exemplo, após saudar os presentes, deu ênfase na necessidade de dedicação e perseverança que os/as estudantes deverão adotar ao longo do ano, ressaltando, também, o quanto o PROIFAL poderá ser decisivo no futuro acadêmico dos/as mesmos/as.
A aluna Maria Vitoria Gomes Lima, oriunda da Escola Demócrito José, de Branquinha-AL, alcançou o Primeiro lugar no processo seletivo do PROIFAL 2019 e foi homenageada pelos bolsistas PROIFAL, que entregaram medalha e uma caixa de chocolates.

A bolsista e aluna do Curso de Agroindústria, Laura Thayná, que ficará encarregada da disciplina de Lingua Portuguesa junto com o estudante do Curso de Agroecologia, Ronilson Cândido, após saudar e parabenizar os/as aprovados/as, afirmou: "ninguém tira da gente os nossos sonhos. Se pra vocês é um sonho estar aqui dentro e ingressar na instituição, então eu peço que vocês lutem por isso, pois não vai ser em vão".
A aula inaugural foi encerrada com fotos, videos e entrega de material (caderno e caneta). As aulas iniciarão já na próxima segunda-feira, 29/4, e os 135 estudantes serão divididos em 3 turmas, com 45 alunos cada.