Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Projeto de Extensão do Campus Murici capacita merendeiras de Escolas Públicas de União dos Palmares
conteúdo

Notícias

Projeto de Extensão do Campus Murici capacita merendeiras de Escolas Públicas de União dos Palmares

O projeto atendeu 120 Merendeiras e Auxiliares de Cozinha da Rede Municipal de Ensino de União dos Palmares

publicado: 24/09/2018 14h02, última modificação: 24/09/2018 14h02

O projeto, iniciado em abril de 2018 e coordenado pelo prof. Victor Andrade (Coordenador do Curso Técnico em Agroindústria do IFAL Campus Murici), tem como objetivo orientar e capacitar as Merendeiras e Auxiliares de cozinha da rede municipal de Ensino de União dos Palmares, acerca dos potenciais de reaproveitamento integral dos alimentos. O projeto conta dois bolsistas, Weverton Martiniano Moreira e Beatriz Tenório da Silva, e uma voluntária, a aluna Erica Letícia Rosendo Tomás. Projeto Victor 6 capa.jpeg

De acordo com o prof. Victor, a metodologia do projeto incluiu visitas de escola em escola de União dos Palmares para poder realizar o treinamento, mas tendo em vista a grande demanda (em média três merendeiras por escola, sendo 25 escolas no município), uma primeira dificuldade foi encarada. Mas por intermédio de uma parceria com a Secretaria de Educação: "foi possível reunir todas as merendeiras e então conseguimos atender as todas as escolas do município", afirma Victor.

 

A ação teve um encontro teórico na quinta-feira, 20/09, no auditório da prefeitura de União e contou com mais 120 merendeiras e auxiliares de cozinha das 25 escolas do município e seus anexos. Onde foram abordados os temas: hábitos alimentares, pirâmide alimentar, grupo de nutrientes, higiene e saúde e aproveitamento integral. A parte prática foi realizada no sábado, 22/9, no Laboratório de Agroindústria do Campus Murici. Devido a limitação de espaço no transporte e no laboratório, a participação foi limitada a duas merendeiras por escola, totalizando 50 participantes. As merendeiras foram recebidas no campus pela chefe de departamento de ensino e pela diretora geral do campus que deu as boas vindas. A ação contou com o apoio das nutricionistas do Município.

As próximas ações do projeto, que será apresentado no III Conac, serão as seguintes: certificar as merendeiras, escrever um trabalho para o IV Encontro Nacional da Agroindústria (ENAG) e redigir o Relatório final.