Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Olimpíada Nacional em História do Brasil está com inscrições abertas

Olimpíada Nacional em História do Brasil está com inscrições abertas

As provas da ONHB ocorrerão entre os meses de maio a agosto de 2019

publicado: 31/03/2019 21h27, última modificação: 01/04/2019 12h15

Em 2019, a Olimpíada Nacional em História do Brasil - ONHB chega a sua 11ª edição. O projeto, que é desenvolvido pela UNICAMP, de São Paulo, mobiliza escolas da rede pública e particular em todo Brasil. Acerca da importância da ONHB, os professores de História do IFAL Campus Murici, Flávio Veiga e Marcus Roberto, destacam, em carta convite destinada a comunidade escolar, que a "ONHB é uma oportunidade extraordinária para os estudantes desenvolverem suas competências e habilidades acerca do processo histórico do Brasil e suas correlações com o mundo". Os professores ressaltam que a olimpíada mobiliza e dialoga temas interdisciplinares (Geografia, Literatura, Arqueologia, Artes, Urbanismo, Raciocínio Lógico, Atualidades etc) e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

Fases da ONHB:

A 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil será constituída por 6 fases de provas online e 1 fase de prova final e presencial, que se realizará no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Campinas, SP.
As fases online são compostas por questões e tarefas online e serão acessadas, realizadas e enviadas exclusivamente na da página da Olimpíada [www.olimpiadadehistoria.com.br]. Para isso o/a participante deverá criar um login e senha no ato da inscrição. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos/as professores/as. Cada questão traz 4 alternativas, e mais de uma alternativa pode estar correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que considera a mais adequada em resposta à questão.
Desde a primeira edição a Olimpíada finaliza com uma fase presencial para no mínimo de 800 finalistas [no mínimo 200 equipes], que comparecem à UNICAMP, realizam uma prova dissertativa, aguardam o resultado e a entrega de medalhas, que ocorre no dia seguinte após a prova final.

Cronograma:

Primeira fase (06/05/2019 - 11/05/2019): 11 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
Segunda fase (13/05/2019 - 18/05/2019): 11 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
Terceira fase (20/05/2019 - 25/05/2019): 12 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
Quarta fase (27/05/2019 - 01/06/2019): 12 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.
Quinta fase (03/06/2019 - 08/06/2019): uma tarefa.
Sexta fase (10/06/2019 - 15/06/2019): uma tarefa.
Sétima fase (17/08/2019): presencial, constituída por questões e desafios diversos. Esta fase é seguida pela premiação.

Inscrições:

As inscrições da ONHB compreendem duas etapas, uma com desconto e a outra sem. A primeira etapa se encerra no dia 31 de março e segunda no dia 26 de abril. Para se inscrever cada membro da equipe deve fazer sua inscrição individual no link a seguir

Períodos de Inscrição:

Primeiro período de Inscrição:
De 14 de fevereiro a 31 de março de 2019

Escolas públicas
R$38,00 (trinta e oito reais) por equipe

Escolas particulares
R$78,00 (setenta e oito reais) por equipe

Segundo período de inscrição:

De 21 de março a 26 de abril de 2019

Escolas públicas
R$58,00 (cinquenta e oito reais) por equipe

Escolas particulares
R$118,00 (cento e dezoito reais) por equipe

Grupo de Estudos Preparatório para a ONHB:

No Campus Murici, os professores de história organizarão um Grupos de Estudos preparatório para a Olimpíada, ocorrendo sempre às segundas e quartas feiras: Flávio Veiga (Segundas feiras – manhã e tarde) e Marcus Roberto (Quartas feiras – manhã e tarde).

Regulamento:

Ficha de Cadastro:

DOWNLOAD

Convite dos Professores Flávio Veiga e Marcus Roberto: