Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > NAPNE promove ação alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial

NAPNE promove ação alusiva ao Dia da Luta Antimanicomial

publicado: 22/05/2019 21h03, última modificação: 22/05/2019 21h07

No Campus Murici, o NAPNE - O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, promoveu hoje (22), em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, uma ação desenvolvida por bolsistas de projetos de ensino e pesquisa orientados pela Coordenadora do NAPNE, profa. Rafaella Viana. Celebrada no Brasil desde o final da década de 80 no dia 18 de maio, a data se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, tendo como foco o combate ao isolamento da pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos que retirem o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade etc.
A ação contou com momento informativo, no qual os bolsistas explicaram o sentido, a história e o contexto da luta antimanicomial, e um momento dinâmico, tendo como ponto de partida a vida do pintor holandês Vincent Van Gogh. Em painel, os estudantes colocaram frases e reproduções de imagens do artista, que, entre os anos de 1889 e 1890, ficou internado na Clínica Psiquiátria Saint-Paul de Mausole e produziu mais de 100 quadros. Dentre eles, um dos mais famosos: Noite Estrelada. Com esse mote, a equipe propôs aos participantes da ação, entre servidores e estudantes, que utilizassem um óculos de realidade virtual e, assim,  pudessem perceber o modo como Van Gogh via tanto o mundo quanto suas pinturas. A bolsista e estudante do Curso Técnico em Agroindústria, Michele Santana, afirma que o elemento artístico foi colocado em pauta "para poder mostrar que o tratamento como era utilizado nos manicômios era completamente errado e que a arte também pode ser um meio de ajudar no melhoramento das pessoas com algum tipo de sofrimento mental"