Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Ifal Murici recebe inscrições para programas da Assistência Estudantil e Auxílio Conectividade

Interessados têm até 16 de março para preencher questionário socioeconômico

por Roberta Rocha publicado: 04/03/2022 13h25, última modificação: 04/03/2022 13h25

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici lançou, na última quinta-feira (3),  o edital referente à seleção de estudantes para ingresso nos Programas da Assistência Estudantil e Auxílio Conectividade ofertados pelo campus em 2022. As inscrições estão abertas e seguem até 16 de março.

Ao todo, o certame oferta mais de 170 vagas além de cadastro de reserva. O público-alvo são estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais de nível médio na unidade de ensino, na modalidade integrado ou subsequente, prioritariamente com renda per capita até um salário-mínimo e meio vigente. Renda per capita é a soma de toda a renda familiar dividida pelo número de pessoas que residem na mesma casa.

Na modalidade Auxílio Permanência, os valores a serem concedidos vão de R$130,00 a R$320,00. Já no Auxílio Conectividade, voltado à contratação de serviço de internet,  o valor corresponde a R$70,00.

Para a categoria PAAE - Programa de Apoio às Atividades Estudantis, podem concorrer estudantes interessados na aquisição de óculos corretivos de grau. Nesse caso, não há definição sobre número de vagas nem valor de concessão.

Candidaturas - As inscrições no processo seletivo devem ser feitas exclusivamente por meio do link https://abre.ai/qsemurici2022, onde está disponível o Questionário Socioeconômico para preenchimento. É necessário também anexar a documentação exigida.

Os modelos de requerimentos e declarações constam nos anexos do edital. O resultado preliminar dos contemplados será publicado no dia 14 de abril.

Sobre os programas

A Política de Assistência Estudantil do Ifal tem por finalidade possibilitar condições para o acesso dos estudantes, a permanência deles com qualidade na instituição e a conclusão com êxito nos cursos presenciais. Nesse sentido, o Programa Auxílio Permanência (PAuP) se caracteriza pela transferência de recursos financeiros a alunos com necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

Já o Auxílio Conectividade é  um programa implementado pelo Ifal em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, como forma de proporcionar aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional. Sua concessão inclui duas modalidades: auxílio financeiro de R$ 70,00 mensais, para ser utilizado na contratação de serviço de acesso à internet fixa ou móvel; e disponibilização de equipamento (tablet) para acesso à internet mediante cessão para os discentes dos últimos anos ou doação para os demais.