Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Inscrições abertas para 192 vagas em cursos técnicos do Ifal Murici

Inscrições abertas para 192 vagas em cursos técnicos do Ifal Murici

Candidatos têm até o dia 6 de outubro para se inscrever; venha estudar no Ifal!

por Elaine Rodrigues publicado: 15/09/2019 22h52, última modificação: 15/09/2019 22h52

O Instituto Federal de Alagoas está com inscrições abertas para os editais do Exame de Seleção 2020.1, o processo seletivo para o ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio e nos cursos técnicos subsequentes (para quem já terminou o ensino médio). O Campus Murici oferta 192 vagas para os cursos de Agroecologia e Agroindústria.

Os candidatos aprovados vão ingressar na instituição no primeiro semestre do ano que vem. Em Murici, quem vai fazer o ensino médio pode concorrer às vagas para o curso técnico integrado de Agroecologia (matutino ou vespertino) ou para as vagas do curso técnico integrado de Agroindústria (matutino ou vespertino).

Saiba mais sobre o Exame de Seleção do Ifal aqui!

As inscrições podem ser feitas somente pela internet do dia 6 de setembro ao dia 6 de outubro. Os candidatos devem acessar o site exame.ifal.edu.br para preencher os dados e imprimir a guia com a taxa de inscrição, no valor de R$ 50. É possível também requerer a isenção da taxa de inscrição, basta que o candidato veja no edital se está incluído nos requisitos. Se estiver, precisa fazer a inscrição, preencher o requerimento de isenção da taxa de inscrição e entregá-lo, com os documentos listados no edital, no Campus Murici, até o dia 27 de setembro.

O curso técnico integrado vai garantir ao estudante o ensino médio regular e a formação profissional e tecnológica escolhida. Depois de finalizado, o estudante garante o certificado de ensino médio e já pode ingressar no mercado de trabalho. Para ingressar nesse tipo de curso, o requisito é que o estudante tenha concluído o ensino fundamental até a data da matrícula na instituição, prevista para o início de 2020.

A prova para o exame está marcada para o dia 24 de novembro.

O edital está disponível no portal do Exame de Seleção.

Sobre os cursos

Agroecologia

Perfil do profissional após a conclusão do curso - Implanta sistemas de produção agropecuária e agroextrativista e técnicas de sistemas orgânicos de produção. Realiza procedimentos de conservação do solo e da água. Organiza ações integradas de agricultura familiar. Desenvolve ações de conservação e armazenamento de matéria-prima, de processamento e industrialização de produtos agroecológicos. Opera máquinas e equipamentos agrícolas inerentes ao sistema de produção agroecológico. Atua na certificação agroecológica.

Campo de atuação - Propriedades rurais. Empresas comerciais agropecuárias. Estabelecimentos agroindustriais. Empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. Parques e reservas naturais. Cooperativas e associações rurais. Empresas de certificação agroecológica. Empresas de certificação orgânica.

Agroindústria

Perfil do profissional após a conclusão do curso - Aplica tecnologias voltadas à conservação e ao processamento das matérias-primas de origem animal e vegetal na panificação e confeitaria. Realiza a implantação, execução e avaliação de programas preventivos de segurança do trabalho, de gestão de resíduos, de diminuição do impacto ambiental e de higienização e sanitização da produção agroindustrial. Realiza análises laboratoriais de alimentos. Desenvolve técnicas mercadológicas de produtos e insumos para a agroindústria e promove a inovação tecnológica.

Campo de atuação - Agroindústrias e indústrias de alimentos e bebidas. Laboratórios de análises de alimentos. Consultorias. Órgãos de fiscalização higiênico-sanitárias. Instituições de ensino e/ou de pesquisa.

Sobre o Ifal

Atualmente, o Ifal conta com 16 campi distribuídos em 15 municípios de Alagoas. Ao todo, quase 20 mil estudantes recebem aulas presenciais de cursos técnicos, graduações e pós-graduações na instituição. Eles ainda participam de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que são desenvolvidos nos campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa.

O Ifal integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A instituição é referência em Alagoas com desempenho comprovado pelos resultados dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre outros indicadores.