Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Inscrições abertas: especialização em Metodologias Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemáticas
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas: especialização em Metodologias Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemáticas

Campus Murici oferta 40 vagas para o curso de pós-graduação; as aulas devem começar em abril
por Elaine Rodrigues publicado: 10/01/2024 11h47, última modificação: 10/01/2024 17h55

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Murici, está com uma oportunidade para quem busca se especializar no ensino de Ciências e Matemática. Estão abertas as inscrições para a pós-graduação Lato Sensu em Metodologias Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática. O período de inscrições termina no dia 28 de janeiro e todo o processo é gratuito, assim como o curso ofertado pelo Ifal.

De acordo com o edital nº 29/2023, são ofertadas 40 vagas, com o objetivo de promover a formação especializada a quem possui o título de graduação em Ciências, Biologia, Física, Química ou Matemática. Há reserva de vagas para candidatos negros, quilombolas, indígenas, com deficiência, provenientes da rede pública de ensino e servidores do Ifal, além das vagas destinadas à ampla concorrência.

As inscrições podem ser feitas pelo Sistema de Seleção do Ifal e a seleção será feita por meio de duas etapas. A primeira, em caráter eliminatório, avaliará a proposta simplificada de pesquisa, na qual o candidato vai informar a área em que sua futura pesquisa se insere, qual o problema e os métodos para solucionar o problema, entre outras informações que estão em anexo no edital. A segunda etapa de avaliação, de caráter classificatório, será a análise do currículo lattes. Os títulos e atividades que são pontuados estão dispostos no edital.

Confira o edital!

Especialização

O curso tem como objetivo qualificar profissionais para o ensino de ciências e matemática tornando-os aptos a utilizarem múltiplos instrumentos didáticos com base na tecnologia, inovação, sustentabilidade, ética, cidadania e inclusão social.

 As atividades do curso serão feitas na modalidade à distância, com encontros síncronos remotos previstos para ocorrer preferencialmente aos sábados, de acordo com o calendário acadêmico que será divulgado pela coordenação do curso.

 Cronograma do edital

De acordo com o edital, no dia 9 de fevereiro está prevista a publicação da homologação das inscrições, no Sistema de Seleções do Ifal. Estão previstos período para recursos, avaliação fenotípica, publicação dos resultados das duas etapas, outros períodos para recursos. O resultado final deve ser publicado no dia 22 de março. As matrículas devem acontecer no final de março e início de abril. E a aula inaugural está prevista para o dia 6 de abril. 

Caso queira tirar outras dúvidas, envie email para poscienciasematematica.murici@ifal.edu.br.

Saiba mais informações sobre a especialização em Metodologias Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática, ou veja o vídeo abaixo: