Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Ifal Murici abre inscrições para Auxílio Permanência e Programa de Conectividade 2021

por Roberta Rocha publicado: 18/02/2021 17h36, última modificação: 18/02/2021 17h39

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Murici torna público, nesta sexta-feira (18),  o lançamento do edital de seleção de estudantes para ingresso nos Programas da Assistência Estudantil, Auxílio Conectividade e Projeto Alunos Conectados ofertados pelo campus. As inscrições estão abertas e seguem até 8 de março.

O edital oferta 250 vagas para o Auxílio Permanência no valor de R$130,00 e 40 vagas para o Auxílio Conectividade no valor de R$70 reais. Para as demais categorias de auxílio, não há número de vagas nem valor de concessão definido.

Podem concorrer estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos presenciais da unidade de ensino, na modalidade integrado ou subsequente, prioritariamente com renda per capita até um salário-mínimo e meio vigente. Renda per capita é a soma de toda a renda familiar dividida pelo número de pessoas que residem na mesma casa.

Os interessados devem preencher o Questionário Socioeconômico no link https://abre.ai/qsemurici2021 e enviar a documentação exigida para o e-mail servicosocial.murici@ifal.edu.br. No caso do Auxílio Conectividade, estudantes já contemplados no último edital, que permanecem usufruindo do benefício, não serão contemplados novamente.

Para a documentação solicitada, os modelos de requerimentos e declarações estão disponíveis nos anexos do edital. O resultado preliminar do certame está previsto para o dia 25 de março.

Sobre os programas - A Política de Assistência Estudantil do Ifal tem por finalidade possibilitar condições para o acesso dos estudantes, a permanência deles com qualidade na instituição e a conclusão com êxito nos cursos presenciais. Nesse sentido, o Programa Auxílio Permanência (PAuP) se caracteriza pela transferência de recursos financeiros a alunos com necessidades socioeconômicas caracterizadas por uma situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

Já o Auxílio Conectividade é  um programa implementado pelo Ifal em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, como forma de proporcionar aos estudantes sem condições de acesso à internet, meios para manutenção do vínculo institucional. Sua concessão inclui duas modalidades: auxílio financeiro de R$ 70,00 mensais, para ser utilizado na contratação de serviço de acesso à internet fixa ou móvel; e disponibilização de equipamento (tablet) para acesso à internet mediante cessão para os discentes dos últimos anos ou doação para os demais.

O programa Alunos Conectados, por sua vez, é uma parceria com o Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de permitir aos estudantes as condições para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas fora do campus, através da concessão de Serviço Móvel (SMP), com fornecimento de SIM CARDs (chips telefônicos) das operadoras Claro e OI, de franquia de 40GB de tráfego de dados mensal para utilização em todo o território nacional, sem custo adicional por deslocamento.

Acesse o Edital Nº 01/2021 para mais informações.