Notícias
Ifal inicia seleção para primeira turma do curso superior em Gestão do Agronegócio
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou, na última sexta-feira (7), o edital nº 25/2024, de inscrições para o primeiro vestibular de seleção do curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio. A graduação será ofertada no Campus Murici, a partir do segundo semestre de 2024, no período noturno, com a entrada de 40 alunos por turma.
A seleção será realizada mediante aproveitamento de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições acontecem gratuitamente entre 1º de julho e 4 de agosto. Para concorrer ao pleito, basta se inscrever na Página de Exame do Ifal, no período determinado pelo edital, inserir os documentos e a nota de uma das edições do Enem, de 2009 em diante.
No processo seletivo, serão utilizados como critérios de desempate para classificação, por ordem de prioridade, os seguintes itens: maior Escore Padronizado da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e maior idade. Os selecionados deverão ter concluído o Ensino Médio, para a realização da matrícula. Confira o edital completo!
Sobre o curso
A nova graduação do Ifal trata-se do primeiro curso em Gestão do Agronegócio na região e na rede pública no Estado de Alagoas. Ele está dividido em seis períodos e as disciplinas estão agrupadas em três eixos. Entre as disciplinas do curso estão: Informática Aplicada ao Agronegócio; Empreendedorismo no Agronegócio e Extensão Rural; Introdução ao Agronegócio; Cooperativismo e Associativismo Rural, Cadeias Produtivas de Culturas Olericultura, Anuais, Fruticultura e Florestais; Cadeias Produtivas de pequenos, médios e grandes Animais e Administração aplicada ao agronegócio, entre outras.
Atuação profissional
Após a formação, o profissional poderá atuar em diversos segmentos, como: cooperativas e associações, sindicatos rurais, empresas agropecuárias, empresas de comercialização de insumos e produtos agropecuários, empresas de gestão e autogestão ambiental, empresas de ecoturismo e turismo rural, empresas de distribuição de produtos do agronegócio, empresas de certificação e comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos, empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria, organizações não governamentais (ONGs), órgãos públicos, instituições de ensino, pesquisa e extensão, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Conheça mais um pouco sobre o curso no vídeo abaixo: