Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Estudantes do Campus Murici apresentam trabalho em Congresso internacional de Educação

O trabalho foi apresentado no Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras - CIPAII

publicado: 21/06/2018 22h44, última modificação: 21/06/2018 22h51

Os estudantes do IFAL Campus Murici, Michelle Santana de Oliveira e Elisnando Correia Ferreira, ambos do 3º ano Agroindústria Matutino, estão participando do Congresso Internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras - CIPAII, e, representando o Instituto, apresentaram hoje, 21/6, o trabalho intitulando "O processo de Inclusão nos Institutos Federais: a atuação do NAPNE", modalidade oral. O trabalho tem orientação da professora Márcia Rafaella Viana e discute aspectos gerais de como o NAPNE surgiu e como foi implantado no Campus, sua importância para a comunidade escolar, o modo como ele dá suporte aos alunos/as com necessidades específicas e com deficiências. O Congresso segue até amanhã, 22/6, e a programação conta com as palestras de grandes nomes da educação nacional e internacional, como Maria Candida Moraes, Carlos Rodrigues Brandão, José Carlos Libâneo, Eugênio Cunha, José Pacheco (Portugal), Izabel Petraglia, Américo Somermmam, e Maria Antonia Pujol (Universidade de Barcelona).

A aluna Michele, bolsista, comenta que o projeto iniciou em meados de julho do ano passado e o principal foco consiste em tratar a percepção e o envolvimento das equipes gestoras dos 16 campus do IFAL da percepção acerca da temática inclusão. Segundo Michele, "a apresentação durou 10 minutos e, como eu nunca tinha me apresentado em um congresso (ainda mais esse que foi internacional) estava meio ansiosa porque não sabia como eu me sairia". Mas logo o nervosismo passou e a apresentação rendeu vários elogios dos presentes, na sua maioria docentes de ensino médio. Michele ressalta que a mediadora dos debates comentou ao fim da apresentação que ambos "tinham domínio sobre o conteúdo, segurança e nos apresentamos muito bem, apesar de ainda sermos alunos do nível médio".

Por sua vez, o aluno Elisnando, que é voluntário na pesquisa, comenta que essa não é primeira vez apresenta um trabalho. Desde que entrou no IFAL Campus Murici se envolve constantemente com projetos de pesquisa e extensão, e juntos com eles algumas participações em congressos. O estudante avalia que a apresentação foi muito boa e, apesar de um pouco de nervosismo na hora, mostrou confiança e representou muito bem o Campus Murici. "Saber que você faz parte de algo importante e que pode contribuir com isso é maravilhoso", ressalta.