Notícias
Documentário de egressa do Ifal é selecionado para 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano
Por Lais Marques, estudante de Jornalismo*
Cinco mulheres, cinco Marias contando suas vivências no campo, as lutas em um meio machista e a forma que conseguiram se estabelecer por meio da agricultura. O documentário “Cultiva, Maria!”, dirigido pela egressa do curso técnico em Agroecologia, Leonarda Brito, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Murici, foi selecionado para a 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, um dos eventos mais importantes de fomento ao cinema local.
O documentário foi produzido com a participação de agricultoras do Assentamento de Reforma Agrária Dom Helder Câmara, a partir do projeto “Gênero e Agricultura Familiar: experiências, vivências, valores, representações e atuações de mulheres em assentamentos na Zona da Mata de Alagoas”, do Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). “Por séculos, a história da humanidade foi narrada exclusivamente a partir da perspectiva masculina. Tal narrativa invisibiliza a importância da participação feminina na sociedade, em específico, no campo, local no qual a disparidade de gênero é ainda mais acentuada e as agricultoras tinham seus trabalhos realizados no campo considerados apenas como uma ‘ajudinha’ para seus maridos”, explica Leonarda. Para a estudante, a realização das entrevistas foi tanto a parte mais difícil, devido à dificuldade de acesso ao assentamento, quanto a melhor parte da experiência, pelas histórias emocionantes narradas pelas Marias.
A orientadora do projeto, professora Géssika Carvalho, também participou de visitas ao assentamento, atuou na direção de fotografia, produção do curta e faz a leitura de um poema ao final do documentário. “Dentre as oportunidades que a docência me proporcionou e me proporciona, certamente duas delas me conferem um significado especial, trazendo grande realização profissional e pessoal: uma é a possibilidade de extrapolar os muros das instituições de ensino e estar com/para a comunidade, e a outra é me deparar com alunos e orientandos sedentos de fazerem a diferença no mundo e deixarem sua marca por onde passam. E assim foi com Leonarda: estudante do curso técnico em Agroecologia, dedicada, participativa, curiosa, ousada e sonhadora; que chegou em 2022 propondo este trabalho muito convidativo e bonito sobre as mulheres agricultoras. Seu desejo de aproximar a academia da realidade local – e a realidade local da academia – foi uma grata surpresa para mim”, destaca a professora.
Maria que também é estudante
Uma das Marias do documentário também é estudante do Ifal, a agricultora Maria Rita Rosa dos Santos. Atualmente, ela faz o curso técnico em Alimentos, pela modalidade Educação de Jovens e Adultos, no Campus Murici. Oportunidade que surgiu agora porque “desde pequenininha, meu estágio foi na roça, minha escola foi a roça”, contou no documentário.
A história da Maria Rita e das outras quatro Marias é contada no curta, que está disponível até domingo, 22, na Mostra Online. “Acredito que a produção desse documentário – e sua seleção por curadoria para exibição na Mostra de Cinema Alagoano – é um feito gigante para uma aluna do ensino médio integrado ao técnico, de um campus do interior. Destaco o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação ao conceder apoio e bolsa para o desenvolvimento da pesquisa; bem como da direção-geral do Campus Murici. Sem dúvidas, é um ganho para a instituição. Esperamos que, através desse filme, seja possível despertar o interesse e a reflexão pelos temas relativos a gênero e agricultura familiar, conhecer a realidade dessas mulheres agricultoras, destacando seu protagonismo em várias esferas da sociedade”, ressalta a professora.
Leonarda conta que sua experiência no projeto foi transformadora: “Só confirmou e intensificou ainda mais meu desejo de atuar na área de gênero, na luta e defesa pelos direitos das mulheres. Precisamos ir à luta, muito já foi conquistado, mas ainda estamos longe do ideal, espero um dia conseguir contribuir para a melhoria na vida de muitas mulheres”.
Confira aqui o documentário até domingo, 22 de dezembro, na Mostra Online da 15ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano!
O Departamento de Comunicação e Eventos do Ifal produziu uma campanha este ano referente ao Dia do Estudante, contando histórias de alguns estudantes da instituição. Saiba mais sobre a história de Maria Rita e seu sonho de fazer o Exame Nacional de Ensino Médio aqui!
*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.