Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Divulgado o Resultado dos Projetos de Extensão aprovados para o Campus Murici
conteúdo

Notícias

Divulgado o Resultado dos Projetos de Extensão aprovados para o Campus Murici

Dezesseis ações de extensão iniciam suas atividades a partir do dia 1º de abril

publicado: 01/04/2019 17h10, última modificação: 01/04/2019 17h10

O IFAL Campus Murici divulgou na última semana os resultados dos Projetos de Extensão referentes aos editais 2019, após o julgamento dos recursos. No Campus Murici, entre Projetos na Modalidade Servidor (7), Modalidade Estudante (4), Programa PROIFAL (1), Programa ARTIFAL (1) e Programa Minha Comunidade (3), a soma total foi a de 16 aprovados e que já iniciam as suas atividades a partir de hoje, 1º de abril. As ações de extensão serão desenvolvidas até o dia 30 de novembro, conforme calendário divulgado pela PROEX, e os bolsistas (38 no total) receberão durante os 8 meses uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00. De acordo com os editais da PROEX, o prazo é contado sequencialmente sem interrupção para férias.

Em desenvolvimento:

Um dos projetos da Modalidade Servidor e que iniciou as suas atividades na manhã dessa segunda-feira foi o projeto intitulado "Capacitação e Manejo Agroecológico de Pragas e Doenças no Assentamento Lajeiro no Município de Messias – Alagoas". A ação, orientada pelo Prof. Dr. José Pedro da Silva, conta com 2 Bolsistas (Weslley Vinicius e Arestides Alves) e 3 Voluntários (Rayanne Lourenço, Mário André e Samira Fernandes) e tem como objetivos coletar, identificar e controlar as pragas e doenças de importância econômica do Assentamento Lajeiro. Para tanto, Prof. Pedro, bolsistas e voluntários do projeto irão, entre outras ações, realizar e promover palestras com a participação de todos os moradores do assentamento acerca da importância da educação ambiental e da produção agroecológica,  da conservação da biodiversidade dos agroecossistemas e dos princípios e métodos alternativos de controles de pragas e doenças. Com isso os integrantes do projeto esperam incentivar e orientar os produtores a coletar, identificar as plantas com potencial inseticidas, bem como motivar os assentados a produzir os seus próprios inseticidas botânicos para o controle agroecológico de pragas e doenças. De acordo com Pedro, a comunidade assentada, ao identificar as plantas de interesse agrícola que possuem potencial medicinal e inseticida, terão condições de preparar, armazenar, identificar e utilizar os referidos extratos nos insetos que estejam causando danos econômicos. 

PROJETOS E PROGRAMAS DE EXTENSÃO QUE SERÃO DESENVOLVIDOS PELO CAMPUS MURICI EM 2019:

 

 PROJETOS DE EXTENSAO 2019.jpg