Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Campus Murici comemora dois anos de inauguração de sua sede firmando acordo de cooperação técnica

Campus Murici firmou acordo de cooperação técnica com a FAPEAL e a Prefeitura de Murici

publicado: 16/05/2018 22h44, última modificação: 18/05/2018 12h35

A data de hoje para o Campus Murici não poderia deixar de ser mais significativa. Há exatamente dois anos a sede do campus era inaugurada, coincidência ou não, no mesmo dia do aniversário de Emancipação política do município. Dentre as comemorações, em solenidade que reuniu o Governador de Alagoas, Renan Filho, o Prefeito de Murici, Olavo Neto, o excelentíssimo Reitor do IFAL, Sérgio Teixeira e a Diretora Geral do Campus Murici, Jocília Rodrigues, o Campus Murici assinou um convênio para uma importante parceria de pesquisa. O convênio tem por objeto a cooperação técnica entre o IFAL, por meio do campus Murici, a Prefeitura Municipal de Murici e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL, reunindo esforço conjunto na área de ensino, pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento sustentável na região, bem como definir, planejar, coordenar e executar estudos, pesquisas, planos e programas destinados ao desenvolvimento da agropecuária na região.

A cooperação consiste em realizar ações de desenvolvimento por intermédio do projeto intitulado "Diagnóstico Situacional e Potencialidades da Agricultura nos Assentamentos Rurais do Município de Murici" e procura buscar ações de levantamentos de dados que considerem aspectos econômicos, ambientais, de saúde, de educação, de habitação, culturais e de organização social e política a interesse das instituições e comunidades envolvidas para fins de diagnósticos, elaboração de projetos e planejamento de ações.

A FAPEAL entra com o custeio de 20 bolsas de Iniciação Científica e que serão inteiramente destinadas ao Campus Murici. Além disso, a prefeitura vai custear o pagamento de duas bolsas para alunos egressos do campus Murici. Esses alunos serão selecionados pelos professores responsáveis para desempenhar junto com a equipe de 20 alunos esse trabalho. Outro ganho também é que a FAPEAL também vai disponibilizar duas bolsas para professores do campus que apresentarem projeto.

Ressaltando a caráter significativo do acordo de cooperação ter sido assinado num dia de comemorações, tanto para o campus Murici quanto para o município, a Diretora Geral do Campus Murici, Jocília Rodrigues, afirma que "a parceria com a prefeitura existe desde que o instituto se instala na cidade de Murici. Mas claro que uma assinatura de um convênio desse porte nos deixa muito felizes e demonstra que ao longo desses dois anos essa parceria tem sido fortalecida e que o trabalho em conjunto, visando o bem maior da comunidade que nos cerca, tanto a prefeitura quanto o IFAL, está sempre como o elemento norteador". E continua: "Nós precisamos sair dos muros dessa instituição de ensino e conseguir melhorar e transformar a realidade em nosso entorno, em Murici".

A importância do convênio, comenta a diretora, também reside no fato de que não existem dados na prefeitura que quantifiquem os agricultores que o município de Murici possui e o que eles produzem. "Vai ser um trabalho muito interessante, porque não vai ficar limitado somente a questão de agricultura. Murici também tem a pesca como uma fonte de renda. Então é importante também trabalhar e ver aonde estão essas pessoas, o que elas fazem", destaca. A Diretora comenta que "vai ser muito importante entender quem são esses agricultores, o que eles produzem, qual a capacidade que eles tem de produzir outras coisas, de abrir caminhos para que eles vejam perspectivas de melhorias na produção que eles já fazem". E pontua: "E também junto com eles aprender. Aprender com a experiência que cada agricultor tem. Mas esse mapa diagnóstico vai abrir as portas para um trabalho muito maior, que vai possibilitar que os nossos alunos e alunas reconheçam a realidade que está no entorno e que eles possam atuar como técnicos de Agroecologia, de agroindústria, na realidade, na região em que eles estão inseridos".