Notícias
Campus Murici realiza acolhimento dos novos estudantes
Estudantes novatos foram recebidos com momentos informativos, distribuição de medalhas, apresentação cultural e muito mais
Passado aquele período de inscrição, provas e, em seguida, aquele momento de expectativa pelo resultado do Exame de Seleção 2019.1 e, finalmente, a comemoração pela aprovação e a matricula. Depois disso tudo ainda faltava alguma coisa? Sim, faltava contar os dias para o início do ano letivo e colocar caderno, caneta e livros na bolsa e vestir a farda do Instituto Federal de Alagoas. Para muitos aflorava-se cada mais a certeza de que não se trata apenas de uma transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio (o que por si só já é um grande passo), mas a percepção de adentrar aos poucos num mundo repleto de novidades e possibilidades.
Para confirmar tal percepção o Campus Murici realizou ontem, 11/3, o acolhimento dos "calouros/as". As ações foram divididas em dois turnos, matutino e vespertino, e realizadas em sua grande parte no auditório, com a apresentação dos Cursos Técnicos em Agroindústria e em Agroecologia, realizada respectivamente pelos professores Victor Andrade (Coordenador do Curso Técnico em Agroindústria) e Pedro Silva (representante do Curso Técnico em Agroecologia); Ações, Projetos e Programas de Extensão e Pesquisa (realizada pelo Coordenador de Extensão Ivonaldo Gomes); Auxílios, Bolsas, Monitoria, PIPAD, Regulamento Discente etc (apresentados pela Coordenadora de Apoio Acadêmico, Gestora da Assistência Estudantil e Enfermeira do Campus Murici, Karine Oliveira, bem como Equipe da Assistência Estudantil: Assistentes de aluno, Rafael Luiz e Laura Fernandes, Técnica em Enfermagem, Monique Werneck, Assistente Social, Francine Lopes, Nutricionista, Janaína e Psicóloga, Anna Júlia Giurizatto); Informações relativas ao desempenho acadêmico (apresentadas pela Pedagoga Crislaine Nogueira) e Protagonismo Estudantil, representado pelo Grêmio.
O Diretor interino Rodrigo Oliveira saudou os/as estudantes e, em sua fala, ressaltou aspectos do surgimento do Campus Murici, exemplificando com a mudança da sede provisória para a atual, os avanços culturais que o advento do IFAL trouxe para a região e instigando os/as estudantes a refletirem sobre o significado de ser estudante de uma instituição federal.
A comissão do PEIPE (Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito), representada pela Profa. Acácia Rodrigues Calheiros (presidente da comissão e professora de Segurança do Trabalho), distribuiu medalhas aos três primeiros colocados no Exame de Seleção dos dois cursos em ambos os turnos. A ação contou com a participação, pela manhã, do Diretor interino, Rodrigo Oliveira, e a tarde, do Prof. Flávio Veiga (História - IFAL Murici), da pedagoga do campus, Crislaine Nogueira, do Coordenador de Extensão, Ivonaldo Gomes, e da Técnica de Laboratório, Crísea Cristo.
Crísea, que é acadêmica do curso de Agronomia da UFAL e ex-aluna do Curso Técnico em Agroecologia do Campus Murici, proporcionou um momento emblemático e emocionante no período da tarde junto a também ex-aluna do Curso Técnico em Agroindústria, Raquel Vasconcelos. Convidadas para falarem a uma plateia composta quase que integralmente de novos/as alunos, ambas não titubearam e aceitaram o convite com muito gosto. Crísea e Raquel procuraram tratar não apenas de seus percursos e vivências no Campus Murici, mas de como essa formação influenciou diretamente nas pessoas e profissionais que elas são hoje. Ao saudar aos calouros/as, as egressas do Campus Murici procuraram ressaltar a importância dos/as estudantes aproveitarem ao máximo o que o IFAL tem a oferecer, dando ênfase a Pesquisa e a Extensão, bem como as possibilidades e mesmo portas que esses caminhos abrem.
A programação cultural ficou a cargo do Coral do IFAL Campus Murici, que apresentou músicas como "Meu abrigo" (Melim), "Anunciação" (Alceu Valença), "Tempos Modernos" (Lulu Santos) etc. Durante a apresentação o coordenador e regente do Coral, Prof. André Sousa, destacou a trajetória do grupo, que comemorará em abril de 2019 o seu primeiro ano de existência. O coral (que de acordo com o regente de hoje em diante se apresenta com o nome "CANTIFAL") é um Projeto de Extensão modalidade ARTIFAL e está em vias de selecionar novos/as integrantes.
A programação da acolhida foi encerrada por um tour pelas instalações do campus, realizada por integrantes do Grêmio Estudantil, de modo que os/as novos/as estudantes tivessem esse primeiro contato mais concreto com a instituição.