Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Campus Murici realiza ação em alusão ao Dia Nacional do Surdo

Campus Murici realiza ação em alusão ao Dia Nacional do Surdo

O dia internacional do Surdo é comemorado no dia 30 e no Brasil no dia 26 de setembro

publicado: 26/09/2018 10h22, última modificação: 26/09/2018 19h44

O mês de setembro, além da campanha Setembro Amarelo, relacionada à prevenção ao suicídio, também encampa uma luta intitulada Setembro Azul. Esse mês foi escolhido pelos surdos para comemorar e relembrar a luta por direitos. No Brasil, o dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1857. Durante todo o Setembro Azul, a comunidade surda se encontra em eventos e congressos. A principal pauta é a educação dos surdos e a criação de Escolas Bilíngues para o ensino da Libras.

O Campus Murici, em ação promovida pelo NAPNE - Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais, realizou uma atividade visando conscientizar a comunidade acadêmica sobre os direitos e inclusão da pessoa Surda na sociedade. A assistente social e coordenadora do NAPNE do Campus Murici, Francine Lopes, ressaltou a importância das discussões no contexto escolar. Foi apresentado um vídeo para os/as estudantes e servidores/as presentes, que em sua ampla maioria vestiram azul. O vídeo detalhou situações concretas envolvendo a pessoa surda e foi bastante aplaudido. A manhã também contou com uma dinâmica (um quiz) envolvendo questões sobre a inserção social da pessoa Surda.
O Campus Murici tem uma aluna surda no primeiro ano Agroecologia vespertino e ações são realizadas desde o início do ano letivo visando a inclusão efetiva. Assim como em outros campus, Murici aguarda a chegada de um intérprete aprovado em concurso recente.

História: O Dia Internacional do Surdo

A cor azul foi escolhida pois, durante a II Guerra Mundial, como os judeus que eram marcados com uma estrela de Davi em suas roupas, todas as pessoas que possuíssem algum tipo de deficiência, deveriam levar no braço uma faixa azul, para serem facilmente identificados pelos nazistas – e isso também era mandatório aos surdos. Uma herança triste, mas que dá força à luta dos surdos em todo o mundo. O Azul turquesa também foi escolhido por ser uma cor viva e vibrante, que representa o orgulho surdo e a cultura riquíssima que existe na comunidade. É uma cor que não se esconde, nem se apaga, mas que brilha com orgulho – como os surdos em relação a sua cultura e sua língua.