Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Campus Murici participa do III CONAC
conteúdo

Notícias

Campus Murici participa do III CONAC

Durante os três dias de evento, o Campus Murici participa com trabalhos no VI EITIC, Mostra de Ensino, Extensão e muito mais

publicado: 26/09/2018 22h57, última modificação: 15/10/2018 20h22


Nos dias 25, 26 e 27 de setembro, acontece a 3ª edição do CONAC - Congresso Acadêmico do Instituto Federal de Alagoas. Este ano o evento máximo do IFAL ocorre no Campus Maceió e tem como objetivo promover a articulação entre o Ensino, a Pesquisa, a Inovação e a Extensão na perspectiva de garantir igual importância a esse tripé fundamental no que se refere tanto à produção, quanto à difusão, à socialização e à sistematização do conhecimento para concretizar a função social do instituto.

A abertura do evento, que ocorreu na manhã do dia 25/9 no Auditório Oscar Sátyro do IFAL Campus Maceió, teve uma Apresentação Cultural que emocionou a todos e todas os/as presentes: uma apresentação conjunta envolvendo a Camerata Jovem e Coretifal, ambos representando o ARTIFAL do Campus Maceió. Foram apresentados clássicos da música popular brasileira que envolveram o público.

Logo após a frente de honra dar as saudações, a Conferência de Abertura ficou a cargo do Prof. Dr. Gentil Luiz da Silva II (Prof. de Física do Campus Murici e criador da campanha StartDoing), que debateu sobre "O IFAL no Contexto dos 10 anos da Rede Federal". Gentil realizou um balanço acerca das múltiplas experiências exitosas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto, relacionando as mudança e as inúmeras possibilidades que a instituição pode proporcionar aos seus discentes em geral. Para o professor, é justamente essa capacidade que mostra a medida da força do alcance que o IFAL dispõe.
A cerimônia de abertura teve tradução simultânea em Libras pelos intérpretes Max Fontes e Bárbara Lustosa, do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, do IFAL Maceió, e o hino nacional interpretado em libras pela professora Ana Cláudia, da Ufal.

Plantacao 18 mudas.jpegLogo após a Conferência de Abertura, a segunda apresentação cultural da manhã veio do Campus Maragogi, com o grupo Cruzeiro do Norte (ARTIFAL), que trouxe dança para o palco do Auditório Oscar Sátyro. Findo esse primeiro momento no auditório todos foram encaminhados para o hall de entrada do auditório, tendo em vista um Ato comemorativo referente aos 23 anos do Campus Maceió e, em seguido, para o Plantio de 18 mudas simbolizando as unidades do Ifal nos 10 anos da Rede Federal, ação simbólica ocorrida ao lado do bloco Adm. A participação do Campus Murici nesse ato ficou por conta da Prof. Dra. Géssika Carvalho (Professora de Sociologia e Coordenadora de Pesquisa do Campus Murici) e das Alunas Michele Santana e Elidiane Lemos, ambas do Curso Técnico em Agroindústria.

 

A Participação do Campus Murici do III CONAC

Citada como exemplo de histórias de sucesso no IFAL na Conferência do Prof. Gentil, a aluna Joyce Oliveira destaca que o CONAC "cresce a cada ano e que podemos ter uma noção maior de todos os trabalhos que são desenvolvidos nos Institutos Federais. De certa forma, une os alunos extensionistas e pesquisadores e amplia os horizontes para outras áreas de iniciação científica". A aluna do quarto ano de Agroindústria avalia a participação do Campus Murici no CONAC como "Muito boa. Todos os alunos apresentaram seus trabalhos e se dedicaram para relatar os trabalhos que são desenvolvidos no campus, que é feito com muita responsabilidade e paixão".
Sobre a sua participação no evento, Joyce afirma que apresentou um trabalho na modalidade pôster. "Pude trocar experiências com outros bolsistas, adquirir mais conhecimento através de práticas elaboradas por outros projetos e de forma geral, minha participação serviu para que outras pessoas pudessem conhecer formas de minimizar os impactos ao meio ambiente através do aproveitamento integral dos alimentos", pontua. Joyce também comenta o que considerou um ponto negativo: "a avaliação dos pôsteres não foi bem feita. Passamos 2:30h em pé, e os avaliadores nem se davam o trabalho de escutar o que o extensionista executou. Alguns alunos não conseguiram nem apresentar seu trabalho para os avaliadores, pois não deu tempo. Ou seja, na minha opinião deveria ter um número maior de avaliadores".

  

A aluna Isabelle Louise Lima Cassimiro de Oliveira do quarto de Agroecologia (turno Matutino) avalia que no que se refere à participação do Campus Murici no CONAC, "foi uma experiência enriquecedora para todos, já que é uma oportunidade de visualizar o que está sendo realizado nos outros campos, como também, de melhorar o nosso trabalho para obter sempre melhores resultados". Isabelle, que apresentou o trabalho intitulado DESENVOLVIMENTO DA FAUNA EDÁFICA EM PLANTIOS AGROECOLÓGICOS, FRAGMENTOS DE MATA E EM UM SISTEMA AGROFLORESTAL NA REGIÃO DA ZONA DA MATA DE ALAGOAS, e já possui diversas experiências em apresentar trabalhos em Congressos e demais eventos acadêmicos, explica que a sua participação no evento "foi da mesma maneira enriquecedora. Apresentei o relatório final do projeto de pesquisa no EITIC e pude demonstrar os resultados que obtive, além de surgir ótimas ideias, principalmente, de maneiras para demonstrar esse resultado aos agricultores que nos cediam as áreas".

Segundo relata o Prof. Dr. Herbert Herbert Nunes de Almeida Santos (Prof. de Língua Portuguesa e Coordenador da Pós Graduação em Linguagem e Práticas Culturais do IFAL Campus Murici): "O Campus Murici como sempre tem um número significativo de trabalhos. Estou há 7 anos no campus e a cada ano há um aumento de trabalhos que envolvem Ensino, Pesquisa e Extensão aprovados! Acredito que isso seja o resultado de professores dedicados e de uma direção que nunca mediu esforços para apoiar a pesquisa no campus". Herbert aponta que a cada ano o CONAC fica maior: "Acredito que eles conseguiram realizar um bom evento. Tudo transcorreu bem!"


VI EITIC

O Campus Murici teve destaque na VI EITIC - Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) e que tem a finalidade de avaliar os projetos de pesquisa 2017/2018. Murici apresentou 36 trabalhos ao todo, ficando entre os campus com maior produção intelectual nesse segmento.


Encerramento do III CONAC


O encerramento do III CONAC fica por conta do Coral do IFAL Campus Murici, projeto de extensão modalidade ARTIFAL que iniciou as suas atividades em abril desse ano. A apresentação será na quinta-feira, 27 de setembro, às 16:30, no Auditório Jorge Batista.

Com um repertório marcado pelo estudo e divulgação da música popular brasileira, o Coral do IFAL Campus Murici é composto por discentes e servidores do referido campus. Partindo da concepção de criação coletiva, os espetáculos tem como característica a interação com o público por intermédio de arranjos criados pelo próprio grupo.

No III CONAC, o Coral do IFAL Campus Murici apresenta músicas do repertório do espetáculo intitulado Inclassificáveis.