Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Campus Murici lança o primeiro podcast de sua Web Rádio

Campus Murici lança o primeiro podcast de sua Web Rádio

O episódio de estreia traz uma entrevista com o professor Eduardo Costa, do Grupo de Estudos Bio Lógica

publicado: 02/10/2020 12h45, última modificação: 02/10/2020 12h45

O Campus Murici tem um novo canal de comunicação para a comunidade acadêmica: o primeiro podcast da Web Rádio do IFAL Campus Murici foi lançado na última terça-feira, 29, como mais uma alternativa para quem quer ficar por dentro do que está em pauta no campus. O Podcast “Ifal Murici em pauta” pretende ser um espaço de diálogo para a comunidade acadêmica, com a produção de conteúdo de interesse e relevância aos estudantes e proporcioná-los o contato com uma forma diferente de criação de conteúdo.

Produzido e apresentado pelo professor de Filosofia André Sousa, ele terá uma frequência de publicações semanal, com publicações de entrevistas, notícias, informações sobre projetos (de extensão, pesquisa e ensino) e muito mais.

Segundo o docente, que também é estudante de Jornalismo e agente de comunicação do campus Murici, um dos objetivos do podcast é ampliar a visibilidade e o alcance das principais ações da instituição, fornecendo informações de maneira mais dinâmica e descontraída, prezando sempre pela qualidade dos conteúdos e das informações divulgadas ao grande público, que pode participar enviando sugestões de pautas para o e-mail webradioifalmurici@gmail.com”.

"Inicialmente o Podcast Ifal Murici em pauta estará disponível nas plataformas Soundcloud e no YouTube, mas em breve pretende-se estender a divulgação dos episódios também para outras plataformas de streaming, como Spotify e Deezer", afirma o docente.

Episódio #1

O episódio de estreia do podcast apresenta o Grupo de Estudos Bio Lógica, uma iniciativa desenvolvida nesse período de pandemia pelo Prof. de Biologia, Eduardo Fabrício de Oliveira Costa. Segundo o docente do Campus Murici, a proposta do grupo surgiu em meados de 2018, como uma forma de preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB).CARD DIVULGACAO BIO LOGICA (1).jpg

Com a chegada da pandemia e a suspensão das aulas presenciais, Costa percebeu no formato do grupo de estudos on-line uma maneira de motivar os estudantes, que foram impactados com as mudanças na rotina de estudos.

Na entrevista, realizada via whatsapp, ele reflete sobre a trajetória e o objetivo do grupo, a dinâmica dos encontros e como o grupo contribui não apenas para a rotina de estudos dos integrantes nesse período, sem aulas presenciais, mas também com a auto estima, motivação, criatividade, empatia, autonomia e o estímulo a pesquisa.

A entrevista também conta com depoimentos de quatro integrantes do grupo de estudos, que reúne estudantes dos cursos de Agroecologia e Agroindústria, uma estudante da rede privada de ensino de União dos Palmares e uma estudante do IFAL Campus Maceió.

Web Rádio do IFAL Campus Murici

Criada em 2020, a Web Rádio do Ifal Campus Murici tem como objetivo reunir as produções de podcasts educativos e informacionais da comunidade acadêmica do campus, sempre prezando pela qualidade dos conteúdos e das informações divulgadas ao grande público.

A partir da realização de oficinas de produção de podcasts nos meses de outubro e novembro, está prevista a criação de outros podcasts, diversificando, democratizando e qualificando a produção de conteúdos desse tipo de mídia no campus Murici.

Acesse o Podcast IFAL Murici em pauta pelos links:

Soundcloud: https://soundcloud.com/web-radio-ifal-murici

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCsWzlFMxVOPoawQFORiCSAQ?