Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Campus Murici apresenta medidas preventivas para acidentes com cobras

Campus Murici apresenta medidas preventivas para acidentes com cobras

As autoridades municipais foram comunicadas e uma visita do batalhão ambiental será realizada

publicado: 03/05/2019 08h18, última modificação: 03/05/2019 10h22

A partir de relatos de estudantes e docentes que realizam aulas práticas de cultivo em nosso campus acerca do aparecimento de cobras nessas áreas, e mesmo em áreas próximas, a Direção Geral do IFAL Campus Murici informa que comunicou no início dessa semana as autoridades municipais sobre o ocorrido, bem como a frequência de aparecimento dos animais. Será agendada, em breve, junto ao batalhão ambiental, uma visita para orientações para que o problema seja resolvido de forma eficaz e conforme os devidos protocolos. De acordo com Rodrigo Oliveira, Diretor Geral, a comunicação com as autoridades municipais visa estabelecer um diálogo para que a cidade de Murici possa se movimentar para ter o soro antiofídico. "Existe um protocolo estadual para a distribuição do soro e, hoje, Murici não é uma cidade polo. Também foi estabelecido, junto ao setor de enfermagem, um protocolo em caso de sinistro", disse.
O professor do Curso Técnico em Agroecologia, Valtair Veríssimo, sugere a necessidade de se fazer um levantamento de espécies, tendo em vista saber se são venenosas ou não. Um fato relatado pelo professor consiste na existência, ao lado do campus, de região de pastagem para bois, o que deve, de acordo com o mesmo, ter contribuído para aumentar a ocorrência no entorno do campus. Para Valtair, como as cobras são animais que buscam o calor, o campus parece ser um ótimo lugar. Como sugestão, ele indica a necessidade de vedar o portão que dá acesso ao lote anexo onde tem animais pastando, fazer controle de roedores e manter as áreas roçadas.
A profa. de Segurança do Trabalho, Acácia Calheiros, destaca que a primeira medida que deve ser adotada pelos estudantes e docentes para se prevenirem de picadas de cobra consiste no uso de equipamentos de proteção individual, como botas de cano alto e mesmo caneleiras de couro para as atividades desenvolvidas nas áreas de plantio. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% das picadas atingem as pernas abaixo dos joelhos.

O Setor de Enfermagem do Campus Murici solicita que, embora não tenha ocorrido nenhum incidente, sejam redobrados os cuidados na prevenção de acidentes e que todos e todas fiquem atentos/as às devidas informações de segurança:

✅ Vai participar de alguma aula prática nas áreas de cultivo? Use botinas com cano alto!

✅ Vai realizar alguma atividade manual na terra? Use luvas! Se possível, luvas de couro. Evite colocar as mãos em buraco na terra, bem como ocos de árvores e cupinzeiros.

✅ Mantenha o ambiente limpo! Onde há ratos a probabilidade do aparecimento de cobras é muito maior. Por isso é importante evitar o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção. São potenciais esconderijos para animais peçonhentos.

✅ Evite sentar na grama ou perto de mato alto.

✅ Evite pisar em folhagens densas.

✅ Caso aconteça um acidente com algum animal peçonhento, procure o serviço de enfermagem do Campus!