Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Avaliação Parcial dos Projetos PIBIC/PIBITI do IFAL Campus Murici

Avaliação Parcial dos Projetos PIBIC/PIBITI do IFAL Campus Murici

20 projetos foram avaliados

por André Sousa publicado: 18/03/2019 17h24, última modificação: 18/03/2019 17h26

Na última quarta-feira, 13 de março, foi realizada a Avaliação Parcial dos Projetos PIBIC/PIBITI do IFAL Campus Murici. Os 20 projetos (17 PIBIC e 3 PIBITI) foram avaliados nos Laboratórios de Informática e Línguas. Os avaliadores designados foram os professores Ênio Gomes Flor Souza (IFAL Campus Piranhas), Izabel Vieira de Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho Sousa e Manoel Henrique Pereira Santos.

A Coordenadora de Pesquisa Profa. Dra. Géssika Carvalho (Sociologia / IFAL Murici) avalia como "positivo e satisfatório o andamento das pesquisas que estão sendo realizadas". Géssika destaca a "maturidade nos alunos bolsistas, tanto em relação ao desenvolvimento das pesquisas acadêmicas quanto à apresentação, postura, desenvoltura e oralidade, o que comprova que estamos no caminho certo na difícil tarefa de desenvolver a pesquisa mesmo no ensino médio e técnico".

Acerca da participação dos/as professores/as orientadores, Géssika ressalta a participação e dedicação dos mesmo: "uma vez que estiveram presentes o tempo todo durante o percurso das pesquisas científicas, mas, ao mesmo tempo, deram autonomia e liberdade aos alunos para pesquisar, mostrando que de fato houve a parceria acadêmica".
Para o Prof. Dr Alex Carvalho (Sociologia / IFAL Campus Murici), que antecedeu Géssika na Coordenação de Pesquisa no Campus e já conhecia alguns dos projetos avaliados, "alguns foram renovados e demonstram um salto muito relevante, avançando muitos nos temas propostos". Sobre os novos projetos, Alex afirma ter percebido uma boa dedicação dos/as alunos/as no envolvimento com os projetos, o que se expressa em temas sempre muito relevantes: "Essa função de iniciá-los cientificamente, que é a função dos projetos PIBIC, no meu ponto de vista, hoje se revelou muito clara e eficaz", pontua.

PIBIC e PIBITI:

O PIBITI (o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) visa estimular estudantes do ensino técnico e do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadora/or qualificada/o. O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes do ensino técnico e do ensino superior, mediante participação em projetos de pesquisa, orientados por pesquisadora/or qualificada/o.
Para ser bolsista o/a estudante deve estar regularmente matriculado/a discentes nos cursos técnicos e/ou de graduação nas modalidades presencial e a distância do IFAL.