Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > Assistência Estudantil do Campus Murici promove a IV Semana da Saúde

Assistência Estudantil do Campus Murici promove a IV Semana da Saúde

A programação iniciou hoje, 17/9, com Mesas Redondas e Apresentações Culturais

publicado: 17/09/2018 21h01, última modificação: 17/09/2018 21h42

Já consolidada no calendário letivo do Campus Murici e em sua quarta edição, a Semana da Saúde traz como tema esse ano "Aprendizagem, Saúde e Direitos". O objetivo do evento consiste em contribuir com a formação integral das/os estudantes e com a promoção da saúde, considerando a articulação entre o processo de aprendizagem, a saúde e os direitos.

O evento ocorre nos dias 17, 18, 20 e 21 de setembro e conta com a apresentação de palestras, atividades culturais, oficinas e da mostra Juventude InsPira. As palestras e atividades culturais são ofertadas a toda comunidade interna do Campus Murici e a participação nas oficinas ocorrerá por meio de inscrições antecipadas nas oficinas temáticas.

Hoje, 17/09, logo após ao credenciamento e a mesa de abertura, o evento contou com duas palestras que tiveram ampla participação dos/as estudantes em ambos os turnos, por intermédio de perguntas realizadas via microfone ou por papeis depositados numa caixa e lidos pelas palestrantes. Revezaram-se em ambos os turnos a Profa. Dra. Elaine Rapôso (IFAL - Campus Marechal Deodoro) e a Psicóloga e Mestranda em Políticas Públicas sobre Saúde Mental, Gabriela Bothrel, que trouxeram temáticas que instigaram a reflexão de nossos/as estudantes. A Profa. Elaine iniciou a sua fala a partir de um texto da escritora Ruth Rocha intitulado "Quando a escola é de vidro", destacando, entre outros aspectos, as consequências dos processos de homogeneização dos comportamentos e identidades não apenas no contexto escolar, mas na sociedade como um todo. Já a palestra da Psicóloga Gabriela Bothrel teve como título uma pergunta ao mesmo tempo incômoda, mas necessária de ser elaborada: "Como você lida com suas emoções? Depressão, autolesão e suicídio". O título traçou o itinerário e o tom da palestra, que contou com a participação dos/as estudantes, que fizeram perguntas e comentários.

As apresentações culturais do primeiro dia da IV Semana da Saúde ficaram por conta da participação dos Grupos de Educação Popular em Saúde e do FEGEDI - Grupo de Feminismo, Gênero e Diversidade Rita Rosa, que emocionaram o público com esquetes e performances, com destaque para uma performance que fez referência direta ao Setembro Amarelo, campanha mundial de prevenção ao suicídio.

Amanhã, 18/9, o dia será destinado às oficinas temáticas, que estão diretamente relacionadas às oficinas de produção cultural:

1. Temática Práticas Inclusivas – Produção Cultural Reciclagem
2. Temática Gênero e Saúde – Produção Cultural Teatro do Oprimido
3. Temática Adolescência, Corpo e Saúde – Produção Cultural Cordel
4. Temática Drogas: prevenção e uso abusivo – Produção Cultural Fanzine
5. Temática Bullying e Cyberbulliyng – Produção cultural Expressão Corporal
6. Temática Saúde e Questões Étnico-raciais – Produção Cultural Música

Mostra Juventude InsPira

Como continuidade das oficinas temáticas, serão realizadas oficinas de produção cultural. As equipes das oficinas farão as apresentações das produções culturais durante a mostra Juventude InsPira, que ocorrerá na sexta-feira, 21/9. Cada equipe terá dez minutos para apresentar a produção cultural elaborada nas oficinas. Após as apresentações, haverá um momento com música e lanche coletivo para a confraternização das/os estudantes e servidoras/es.