Você está aqui: Página Inicial > Campus > Murici > Notícias > “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está"

“Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está"

Conheça a história de Joyce Oliveira, aprovada em terceiro lugar em Tecnologia de Alimentos do IFAL - Maceió

por André Sousa publicado: 07/02/2019 18h19, última modificação: 07/02/2019 18h19

O que nos motiva para a luta diária? Para alguns, o sorriso de um filho, o sucesso no trabalho, a arte, uma viagem, a felicidade, o amor, Deus. Seja nas pequenas coisas ou nos grandes atos, cada um encontra seu impulso legítimo em lugares e situações mais diversas possíveis. Para Joyce Oliveira, uma frase pode sugerir um norte para responder a essa pergunta: “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está". Essa citação, que se encontra na autobiografia do presidente norte americano Theodore Roosevelt (citando Squire Bill Wildener), parece resumir bem o que motivou nossa estudante nos quatro anos de IFAL. E continua motivando, não mesmo é Joyce?

Não é para menos: a estudante do quarto ano do Curso Técnico em Agroindústria acaba de ser aprovada no SISU em terceiro lugar para Tecnologia de Alimentos do IFAL - Campus Maceió. Ela nasceu em Maceió-AL e, aos 13 anos, foi morar em União dos Palmares. Atualmente a jovem, que tem 20 anos, reside em Messias-AL. Sua trajetória no IFAL foi marcada por dedicação aos estudos e isso se refletiu por uma busca de constante excelência. A estudante participou de Projetos de Extensão e apresentou trabalhos em vários eventos, tais como ENAG (Encontro Nacional da Agroindústria) (UFPB), CECTA-SEALI ( Congresso de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos) (UFMA), CBEU- Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, com destaque para o trabalho intitulado "Obtenção da farinha de inhame para o processamento de brownie", que foi apresentado na 70ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e recebeu menção honrosa.

36325818_1743502385763635_6820765544765980672_n.jpgSobre a sua opção de curso, Joyce nos conta: "alguns professores me explicaram melhor sobre o curso de Tecnologia de Alimentos, mas também ao longo do curso de Agroindústria a minha paixão pela área foi crescendo". Por isso a sua aprovação tem um significado especial: "significa o resultado de muitas lutas, batalhas diárias e o início de uma nova jornada. Agradeço a Deus e dedico aos meus amigos, familiares e professores que estiveram ao meu lado nos momentos mais difíceis e me deram força para prosseguir. Dedico a minha tia Mariazinha, que me apoiou e sempre me ajudou nas minhas decisões; aos meus pais e meus irmãos, ao meu namorado e amigo Júlio Enders, que esteve ao meu lado nos momentos mais difíceis", relata emocionada.

Sobre sua relação com o Instituto Federal de Alagoas, Joyce pontua: "o IFAL foi um37800732_1786384004808806_892091950356758528_n.jpg divisor de águas na minha vida". Não a toa a jovem dedica a sua aprovação as professoras Nalva Cordeiro, Angela Matilde, Luzia Márcia e ao professor Gentil II: "Dedico a minha Professora e orientadora Nalva Cordeiro, que é minha inspiração e fonte de força; a minha professora Angela Matilde, que esteve comigo desde o primeiro ano de curso, no qual tive a oportunidade de tê-la como orientadora por três anos e que sempre me mostrou os melhores caminhos; a minha professora e Co-orientadora Luzia Márcia, profissional e mulher exemplar, e aquela que sempre tem uma palavra amiga; ao professor e amigo Gentil II, que a partir dele pude conhecer o mundo do empreendedorismo e evoluir um pouco mais".

Joyce também acrescenta que no IFAL Campus Murici cresceu profissionalmente e emocionalmente: "amadureci, fiz amizades verdadeiras e aproveitei todas as oportunidades. O IFAL foi essencial em todas as minhas conquistas".