Apresentação
A oferta do curso de Especialização em Linguagem e Práticas Sociais no Campus Murici teve início no ano de 2017 com o primeiro processo seletivo para preenchimento de 40 vagas. Desde então, o curso tem obtido crescente êxito no atendimento às demandas por formação continuada de professores e profissionais das áreas contempladas pela pós-graduação lato sensu. O amadurecimento do curso é constatado por diversos indicadores, tais como a regularidade da oferta, o número de matrículas, a taxa da conclusão e a colaboração fundamental dos professores com elevada qualificação acadêmica no quadro docente.
O curso surgiu na modalidade de especialização presencial, estruturado a partir de 12 componentes curriculares obrigatórios, cada uma das quais com 40h, ministradas aos sábados no Campus Murici. O foco inicial da oferta era o elevado contingente de professores da rede pública e privada de Murici e dos diversos municípios circunvizinhos, tais como União dos Palmares, Messias, Branquinha, Flexeiras, entre outros. A composição das turmas expressava essa amplitude da demanda reprimida e da importância do processo de interiorização promovido pelo IFAL, Campus Murici. através de sua especialização em Linguagem e Práticas Sociais.
Acelerando o ritmo do processo de digitalização das instituições educacionais e do mundo do trabalho, assim como a pandemia iniciada em 2020, trouxe novos desafios para as instituições de ensino, exigindo novas formas de oferta, estruturação de cursos, práticas pedagógicas e a necessidade de reavaliar suas práticas, com vistas a readequar suas propostas às novas contingências, inicialmente emergenciais, e atualmente cotidianas, oriundas da convergência dos ambientes, ferramentas e linguagens digitais e os processos de ensino e aprendizagem.
O curso de especialização em Linguagem e Práticas Sociais, com base nos normativos do IFAL, passou por uma mudança substancial ao se converter em um curso EAD, ensejando um novo olhar de aprendizagem que contempla novos públicos, redefine os componentes curriculares, cargas horárias e os critérios para o processo seletivo. Essas atualizações dão continuidade ao processo de amadurecimento da Especialização em Linguagem e Práticas Sociais como um curso multidisciplinar de referência para diversos profissionais.
A interdisciplinaridade propagada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, já característica do presente curso de especialização, ganha ainda mais vigor com a ampliação da utilização das ferramentas e ambientes digitais de aprendizagem, pois trabalha com o ensino de língua, literatura e humanidades de forma integrada e contextualizada. O curso almeja, dessa forma, contribuir para que seja minimizada a carência na formação superior complementar dos docentes, visando à sua transformação social no que diz respeito à inserção e permanência desses sujeitos no mundo do trabalho.
Acreditamos que os aspectos pedagógicos, tão caros e fundamentais do ensino público gratuito de qualidade promovido pelo IFAL ao longo de sua história, serão beneficiados com o uso de novos recursos, plataformas e estratégias que dialoguem mais intensamente com as práticas do ensino a distância, as quais o Instituto já promove há muito tempo.
Coordenação
Coordenação: Carlos Alexsandro De Carvalho Souza
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9543720469592160
E-mail da coordenação: pglps.murici@ifal.edu.br
Telefone: (82) 2126-6353
Informações básicas
Campus: Murici
Área de Concentração: Educação
Nível: Especialização
Modalidade: EAD
Quantidade de vagas: 40
Carga horária mínima de integralização: 364h
Número de créditos: 12
Frequência mínima exigida: 75%
Funcionamento do curso: Segunda a sábado
Horário: Conforme cronograma dos componentes curriculares
Realização total do curso (incluindo entrega da monografia/trabalho final): 15 meses
Público Alvo: Professores da Educação Básica e Profissionais graduados em Letras (diversas habilitações), Arte (diversas habilitações), Pedagogia, História, Ciências Sociais, Jornalismo, Relações Públicas, Direito e Filosofia.
Linhas de pesquisa: 1. Linguagem, Ensino e Tecnologias; 2. Letramento e Formação de Professores; 3. Educação, Metodologias Ativas e Práticas Sociais.
Disciplinas e Corpo Docente
Disciplina | Docente | Titulação | Link para o currículo Lattes | Carga horária |
EAD: ambientes e ferramentas | Herbert Nunes de Almeida Santos | Doutor | 12h | |
Metodologia para elaboração de artigo | Carlos Alexsandro de Carvalho Souza | Doutor | 25h | |
Antropologia Cultural | Géssika Cecília Carvalho da Silva | Doutora | 25h | |
Teorias Linguísticas | Aguimário Pimentel Silva | Doutor | 25h | |
História da L. Portuguesa e P. Gramaticais | Lilian Soares de Figueiredo Luz | Doutora | 25h | |
Pragmática e Ensino de Línguas | Selma Silva Bezerra | Doutora | 25h | |
Sociologia da Educação | Carlos Alexsandro de Carvalho Souza | Doutor | 25h | |
Ensino, Leitura e Produção de Texto | André Cordeiro | Doutor | http://lattes.cnpq.br/3400971654618286 | 25h |
Linguagem, Tecnologias e Ensino | Herbert Nunes de Almeida Santos | Doutor | 25h | |
Linguística de texto | Marcos Antônio da Silva | Doutor | 25h | |
Letramentos e Formação de professores | Marcos Antônio de Araújo Dias | Mestre | 25h | |
Linguística Aplicada | Antônio Carlos Santos de Lima | Doutor | 25h | |
Aquisição de Linguagem | Suzane Bezerra Alves | Especialista | 25h | |
Seminários temáticos | Lucianne Michelle de Menezes | Doutora | 12h | |
TCC | Professores-orientadores | Doutores e mestres | 40h |