Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Sábado tem aulão para estudantes e capacitação para professores no Campus Marechal Deodoro

Confira o cronograma do Sábado Letivo no segundo semestre de 2019

por Acássia Deliê publicado: 17/07/2019 17h27, última modificação: 17/07/2019 17h43
Estudantes voltam a ter aulas aos sábados

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) volta a abrir as portas aos sábados no Campus Marechal Deodoro. A instituição divulgou o regulamento e o cronograma dos sábados letivos para todo o segundo semestre de 2019. No próximo sábado (20), haverá duas atividades: um aulão para estudantes e uma capacitação para professores.

O tema do sábado letivo será "Capitalismo em foco", com um aulão ministrado por docentes de História, Filosofia e Geografia, no auditório. A atividade é obrigatória para estudantes dos terceiros e quatros anos dos cursos técnicos em Guia de Turismo e Meio Ambiente.

Capacitação: ensino para estudantes surdos

A capacitação é voltada para docentes do curso técnico em Meio Ambiente, que lecionam para os dois estudantes surdos da instituição. Iniciativa da coordenação do curso, a capacitação tem como tema central "A pessoa surda, o profissional intérprete e a metodologia" e será conduzida pelas intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) do Campus Marechal Deodoro, Cristiana dos Anjos e Sheyla Belo.

A ideia é preparar os professores para o período de provas que se aproxima. "Serão três horas intensas de atividades, para estimular os professores a adaptarem suas aulas e formas avaliativas para os alunos surdos, dentro de uma perspectiva harmoniosa e respeitosa também com estudantes ouvintes. Vamos debater o papel que nós, intérpretes, temos dentro da sala de aula, e apresentar sugestões de materiais que podem ser usados pelos docentes. A capacitação faz parte de um projeto maior, que visa difundir a Libras no Campus", explica a intérprete Sheyla Belo.