Notícias
Raízes Conectadas: Neabi Marechal inicia novo grupo de estudos focado em Letramento Racial
NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS
Camylle Vitória, estagiária de Jornalismo*
No mês de setembro, o Neabi Ayó (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) iniciou um novo grupo de estudos, desta vez, focado em aprofundar o Letramento Racial entre servidores e discentes. O projeto é uma parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).
Com o nome “Raízes Conectadas", o grupo terá encontros quinzenais, com reuniões nas sextas-feiras. Nos primeiros encontros, o grupo focou em discutir os conceitos de raça, racismo e etnia, aprofundando em textos do professor Kabengele Munanga, da Universidade de São Paulo (USP), para entender melhor a estruturação do racismo entre os séculos XVII à XIX.
Nesta quarta-feira, 8 de outubro, o grupo realizou o plantio inaugural do Jardim das Terras Sagradas, uma ação que terá continuidade no projeto de extensão “Caminho das Folhas”, sob instrução da professora Sandra Bonfim, da Uncisal. Ali, os integrantes puderam participar de todas as etapas do plantio e seguirão realizando a manutenção das plantas.
Os interessados em participar dos encontros podem procurar o Professor Fabrício Tavares, na pessoa de coordenador do grupo; a Secretária Deise Mendes, chefe do Departamento de Assuntos Acadêmicos (DAA); ou a monitora Jaqueline Barros, do 3° ano de Guia de Turismo.
*Sob supervisão de Jhonathan Pino, jornalista