Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Nota de esclarecimento a veículos de comunicação de Alagoas
conteúdo

Notícias

Nota de esclarecimento a veículos de comunicação de Alagoas

"Ifal não está prestes a fechar as portas"

publicado: 07/03/2016 18h50, última modificação: 07/03/2016 18h50

Esclarecemos ao portal Gazetaweb e ao jornal Gazeta de Alagoas que o campus do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) em Marechal Deodoro não está em vias de fechar as portas. Precisamos fazer este esclarecimento pois a matéria intitulada “Ifal pode fechar por falta de alunos”, publicada pelos dois veículos, acabou gerando boatos de que o campus estaria prestes a ser desativado, o que não corresponde à realidade. 

O campus de Marechal Deodoro completa 21 anos de existência em 2016, sendo hoje a melhor escola pública de Alagoas, de acordo com o ranking de notas do Enem. O curso superior de Gestão Ambiental recebeu conceito 4 do Ministério da Educação, numa escala de 0 a 5, sendo a nota 5 considerada excelência. O campus oferece educação de qualidade do Ensino Básico à Pós-Graduação, além de desenvolver dezenas de projetos de ensino, pesquisa e extensão que se destacam em Alagoas. 

Por tudo isso, não podemos deixar que a evasão escolar se transforme em um problema grave na instituição. Uma das dificuldades que precisamos resolver de forma urgente é justamente o transporte intermunicipal em Marechal Deodoro, conforme relatório entregue ao Ministério Público na última quinta-feira (3). E, como foi explicado nas entrevistas aos jornalistas que compareceram ao local, o fechamento de um campus é uma das sanções possíveis quando, por exemplo, ocorre extrema evasão escolar e o campus deixa de cumprir as metas estabelecidas com o Governo Federal. 

Mas, ressaltamos, a explicação estava dentro de um contexto, pois esta seria uma medida absolutamente drástica para qualquer instituição de ensino no Brasil. Explicamos isto por telefone à editoria da Gazetaweb na quinta-feira, mas o título da matéria foi mantido e acabou sendo reproduzido no dia seguinte pelo veículo impresso. 

Ao tempo em que agradecemos ao portal Gazetaweb e ao jornal Gazeta de Alagoas pela cobertura sobre as dificuldades enfrentadas por alunos, servidores e população em geral no sistema de transporte coletivo em Marechal Deodoro, também esclarecemos estes fatos para evitar que boatos se espalhem em nossa comunidade, o que afetaria centenas de famílias de estudantes, servidores, professores e da própria população. 

Agradecemos pela colaboração e estamos à disposição para quaisquer dúvidas. 

IFAL – Campus Marechal Deodoro