Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ifal inicia três novas turmas do Mulheres Mil em Marechal Deodoro

Ifal inicia três novas turmas do Mulheres Mil em Marechal Deodoro

Cursos técnicos para formação de marisqueiras, camareiras e auxiliar de cozinha têm 95 mulheres da cidade

por Acássia Deliê publicado: 14/12/2017 15h01, última modificação: 15/12/2017 11h54
Exibir carrossel de imagens Aula inaugural reuniu as três novas turmas do programa

Aula inaugural reuniu as três novas turmas do programa

Filhos pequenos, marido pra cuidar, família pra tomar conta e a escola fica de lado. Para muitas mulheres pobres, a dura realidade acaba quase sempre no mesmo fim. Quase. Mas não para a Valdirene, a Antonia e a Marinalva. Elas fazem parte das três novas turmas do programa Mulheres Mil, que chega agora a Marechal Deodoro, numa parceria entre o Ifal (Instituto Federal de Alagoas) e a prefeitura da cidade.

De janeiro a julho de 2018, 95 mulheres terão a oportunidade de retomar os estudos nos cursos profissionalizantes de marisqueira, camareira e auxiliar de cozinha. As aulas serão três vezes por semana, no Centro Educacional Santa Rosa de Lima, em Barra Nova. O espaço e o transporte das alunas serão de responsabilidade da prefeitura, enquanto o Ifal oferece o ensino.

Clique aqui para ver a lista inscritas no curso de auxiliar de cozinha.

Clique aqui para ver a lista inscritas no curso de camareira.

Clique aqui para ver a lista inscritas no curso de marisqueira.

O Mulheres Mil faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para atender mulheres em situação de vulnerabilidade social. Além do módulo profissional, o programa contempla práticas de elevação da autoestima feminina e abordagem de temas transversais como saúde e direitos da mulher, cidadania, inclusão digital, empreendedorismo, segurança alimentar e responsabilidade ambiental.

"Daqui a seis meses, vocês verão que o esforço será recompensado com mais autonomia e uma possibilidade de aumentar a renda familiar", disse o professor José Olegário, supervisor do Mulheres Mil em Marechal Deodoro, na aula inaugural realizada no dia 6 de dezembro.

O evento reuniu as três turmas do programa no auditório do Ifal e abriu a programação dos cursos com a palestra "Mulheres nota mil", ministrada pela assistente social do Campus Marechal, Evelyn Cavalcante. "Nise da Silveira, Maria da Penha e a jogadora Marta são exemplos de mulheres que não se conformaram com o que a sociedade esperava delas. São exemplos que podemos seguir para superar barreiras sociais", motivou Evelyn.

O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, também participou da aula inaugural e lembrou a relevância da formação profissional para as mulheres da cidade. "Já fazia algum tempo que queríamos trazer o Mulheres Mil para Marechal e agora conseguimos, graças à parceria com o Ifal. As mulheres são a base da família e precisamos valorizá-las", disse o prefeito.

No evento, o diretor de Ensino do Campus Marechal, Éder Souza, substituiu a diretora-geral da escola, Marília Gois, deu boas-vindas às alunas e incentivou que todas busquem chegar ao final do curso. "Uma coisa é você dizer ao seu filho que estude 'porque é importante'. Outra coisa é você dizer: 'estude, porque eu estudo'. Então aproveitem a oportunidade e sejam exemplos para seus filhos, mostrem que as mulheres podem tomar as rédeas das suas próprias vidas, não importa a idade, nem a posição social", afirmou Éder.

Clique aqui para ver mais fotos da aula inaugural.