Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ifal faz faxinaço contra mosquito da Zika em Marechal Deodoro
conteúdo

Notícias

Ifal faz faxinaço contra mosquito da Zika em Marechal Deodoro

Rede federal se une para combater Aedes aegypti em todo o país

publicado: 29/01/2016 10h45, última modificação: 29/01/2016 11h04

Nem uma gota de água parada nas caqueiras, nas latas de lixo, nos bebedouros. Esta sexta-feira (29) foi um dia de limpeza geral no Ifal – Campus Marechal Deodoro, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue e a Zika. A ação faz parte de uma campanha nacional do Ministério da Educação para combater o mosquito.

O faxinaço do Ifal contou com o trabalho de 20 profissionais de limpeza e jardinagem, que trabalham diariamente na instituição, como a Maria Lucineide da Silva. Ela explica que, para evitar o nascimento do mosquito, é preciso ter cuidado para eliminar água parada em todos os lugares.

“Tem que olhar tudo, não só onde tem muita água. Tem que tirar e olhar até embaixo das torneiras do bebedouro, senão a água acumula aos poucos. E em todos esses lugares o mosquito pode nascer”, orienta Lucineide.

O Diretor de Administração do Ifal – Campus Marechal Deodoro, Sérgio Ciríaco, explica que a ação de combate ao mosquito no campus é permanente, mas mutirões como este são importantes para orientar a comunidade. “Todos os dias nossa equipe tem esse cuidado, porque está orientada para isso. Mas quando a gente faz um mutirão assim, as pessoas prestam atenção e levam as orientações para fazer o mesmo em casa”, diz Sérgio.

Como os alunos estão em período de férias em janeiro, a direção-geral do campus planeja intensificar as ações a partir de fevereiro. “Vamos criar uma comissão com representantes de todos os segmentos para adotar medidas de combate ao mosquito que envolvam alunos, servidores e a comunidade de Marechal Deodoro. Isso é fundamental porque a luta é de todos nós”, adianta a diretora-geral Marília Gois.