Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Formandos do Pronatec se preparam para novas carreiras em Marechal Deodoro

Formandos do Pronatec se preparam para novas carreiras em Marechal Deodoro

Formatura do Ifal foi realizada nesta segunda-feira ao som do Coral Por Em Canto

publicado: 22/03/2016 15h16, última modificação: 01/04/2016 22h41
Exibir carrossel de imagens Larissa vai iniciar nova carreira

Larissa vai iniciar nova carreira

Aos 27 anos, a pedagoga alagoana Larissa Muniz está se preparando para começar uma nova carreira. Depois de se destacar na família organizando pequenas festas, ela pretende agora montar uma microempresa especializada em cerimoniais. O primeiro passo já foi dado: Larissa acaba de concluir o curso de Organização de Eventos pelo Pronatec, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Marechal Deodoro.

E a própria formatura serviu como uma grande experiência nessa nova etapa profissional. Na noite desta segunda-feira (21), o Ifal formou 138 novos concluintes do Pronatec em Marechal Deodoro, em uma festa com mais de 800 convidados. Tudo organizado pela turma da Larissa. “Foi um recorde de público. Nós já tínhamos organizado outros pequenos eventos, mas este foi o primeiro com tanta formalidade. Uma experiência fundamental para mim, que agora quero abrir minha própria empresa”, afirma Larissa.

Outro formando que pretende iniciar um novo trabalho é José Wilker de Souza, de 21 anos. Técnico em Tecnologia da Informação, Wilker vê na organização de eventos um meio de ampliar a renda familiar. Na formatura, ele foi cerimonialista e teve a primeira grande responsabilidade da nova carreira. “Eu estou nervoso, acelerado aqui, porque você tem que lidar com muita gente para que o evento dê certo. Mas é uma grande experiência”, disse Wilker.

Ao som do Coral Por Em Canto, a formatura foi realizada no Espaço Cultura de Marechal Deodoro e certificou nove turmas profissionalizantes do Ifal, dos cursos de Organização de Eventos, Agente Cultural, Agente de Informações Turísticas, Assistente em Recursos Humanos, Garçom, Espanhol Básico, Recepção de Eventos, Recepcionistas em Meios de Hospedagem, além do curso de Camareira em Meios de Hospedagem, oferecido pela Ufal (Universidade Federal de Alagoas) pelo Pronatec.

Para Diego Alves, coordenador adjunto do Pronatec no Ifal – Campus Marechal Deodoro, o ensino profissionalizante tem oferecido novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. “Muitos alunos acabam retomando a vontade de estudar. É uma forma de interiorizar a educação atendendo a uma demanda que muitas vezes está fora do mercado do trabalho e acaba iniciando uma nova carreira”, explica o coordenador.

Também participaram do evento de formatura a coordenadora-geral do Pronatec no Ifal, Rosângela Cerqueira; o diretor de Ensino do Ifal – Marechal, Éder Souza, representando a direção-geral; a prefeita em exercício de Marechal Deodoro, Iolanda Alcântara; e outras autoridades do município.

Cerca de 800 alunos já se formaram pelo Pronatec desde 2012 no Ifal – Marechal Deodoro. O campus aguarda agora a liberação do Ministério da Educação (MEC) para abrir novas turmas.