Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Ex-aluna do Ifal, gestora ambiental é homenageada por trabalho de reciclagem em Marechal Deodoro

Joseneide Oliveira é uma das fundadoras da Cooperóleo, iniciativa que começou como projeto de extensão

por Acássia Deliê publicado: 06/08/2019 16h46, última modificação: 06/08/2019 16h56

A gestora ambiental Joseneide Oliveira foi homenageada, nessa segunda-feira (5), com a Comenda Dona Rosa da Fonseca, entregue pela Prefeitura de Marechal Deodoro a dez personalidades que fizeram história ou estão contribuindo de alguma forma para o desenvolvimento da cidade. Joseneide é ex-aluna do Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro, onde realizou, em 2016, um projeto de extensão que recolheu mais de 1,3 tonelada de óleo usado nas cozinhas de bares e restaurantes da Praia do Francês.

Dentro do Ifal, Joseneide executou o projeto junto com a colega Josenir Santos, evitando o descarte irregular do material no meio ambiente, transformando o óleo usado em sabão líquido e em barra. Depois de formada e já enquanto gestora ambiental, Joseneide deu continuidade ao trabalho e ajudou a fundar a Cooperóleo (Cooperativa dos Trabalhadores de Reciclagem de Óleo Usado de Marechal Deodoro), estendendo a coleta de óleo usado a outras regiões do município, com o apoio da prefeitura.

"Estou muito feliz e honrada como mulher, como gestora ambiental e também como cooperada da Cooperóleo" - Joseneide Oliveira, ex-aluna do Campus Marechal Deodoro

Agora, os esforços da gestora ambiental foram reconhecidos, dentro dos festejos do feriado do Nascimento de Marechal Deodoro. "Estou muito feliz e honrada como mulher, como gestora ambiental e também como cooperada da Cooperóleo. Para mim, cuidar do meio ambiente é cuidar de nós mesmos", disse Joseneide, após receber a comenda das mãos do prefeito Cláudio Filho.

A professora Sheyla Macêdo, coordenadora do projeto de extensão do Ifal que gerou a Cooperóleo, também comemorou a homenagem recebida pela ex-aluna. "Que orgulho eu tenho da Jose. É um exemplo de garra, determinação e inspiração para todos que trabalham em defesa do meio ambiente. Você merece todos os aplausos e sucesso", disse a professora.

Durante a entrega da comenda, o prefeito ressaltou a justificativa para a escolha dos dez homenageados. “Marechal Deodoro é terra de gente forte e batalhadora. Forte como Dona Rosa da Fonseca, mulher de fibra, de coragem, que ensinou a servir, servir com presteza. Hoje temos a honra de homenagear personalidades que tanto contribuem para o nosso desenvolvimento. Ao rememorar Dona Rosa estamos fazendo justiça as mulheres deodorenses, que possam se espelhar nessa figura que jamais esmoreceu nos momentos de dor e tristeza”, afirmou o prefeito.

A Cooperóleo continua em parceria com o Ifal. Hoje, alunos do curso superior em Gestão Ambiental do instituto realizam estágios na cooperativa. Ao transformar óleo em sabão, o grupo também ajuda a gerar renda para as famílias cooperadas.

Comenda foi entregue no Convento São Francisco. Fotos: Secom Marechal Deodoro