Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Crianças de Jequiá da Praia plantam mudas no Dia da Árvore em projeto do Campus Marechal

Ação foi desenvolvida por estudantes do curso superior em Gestão Ambiental

por Acássia Deliê publicado: 23/09/2017 20h13, última modificação: 23/09/2017 20h13
Exibir carrossel de imagens Crianças plantam mudas em Jequiá. Fotos: Victor Sgarbi

Crianças plantam mudas em Jequiá. Fotos: Victor Sgarbi

O Dia da Árvore (21 de setembro) não passou em branco para os alunos da Escola Municipal João Luiz dos Santos Filho, localizada na comunidade Alagoinhas, na zona rural do município de Jequiá da Praia. A escola foi a escolhida para receber um projeto de educação ambiental do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Marechal Deodoro e os estudantes aprenderam na prática como plantar mudas de Pau-Brasil e árvores frutíferas e ainda fizeram uma passeata pela comunidade.

O projeto de extensão é desenvolvido pelas alunas Ana Maria Braga e Mayara Soares da Silva, do curso superior em Gestão Ambiental do Ifal, orientadas pelo professor Victor Sgarbi. Uma série de ações vem sendo executadas desde abril de 2017 para conscientizar os alunos, seus pais e a comunidade sobre a necessidade de incentivar a preservação do meio ambiente. Jequiá da Praia foi escolhido por ter uma Reserva Extrativista em seu território, a Resex Lagoa de Jequiá.

Como parte do projeto, as alunas sugeriram a realização de uma série de atividades para marcar o Dia da Árvore, ideia prontamente aceita pelos professores e direção da escola. Na abertura, a professora do Campus Marechal Deodoro, Socorro dos Santos agradeceu aos discentes e docentes da escola pela receptividade e destacou a importância do trabalho para a conservação da natureza. Os alunos do 7º ano da escola fizeram em seguida três apresentações artísticas com temática ambiental e assistiram a uma explicação sobre o plantio de mudas.

"Foi tudo muito interessante, alcançamos o nosso maior objetivo, que eram os estudantes. As crianças realmente participaram, se interessaram para saber como se plantavam as mudas, ajudaram a plantar. Elas mesmos montaram os grupos, ficamos até surpresos pelo grande interesse delas", contou o professor Victor.

O projeto de extensão é apoiado pelo ICMBio, órgão responsável pela gestão da reserva, pelas secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e também pela Usina Coruripe, que doou as mudas plantadas pelos estudantes. Na ação do Dia da Árvore, também colaborou a estudante Juliana Costa, do segundo módulo do curso de Gestão Ambiental.

Colaboração: Victor Sgarbi