Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Campus Marechal sedia eventos sobre Ensino e Orçamento

Campus Marechal sedia eventos sobre Ensino e Orçamento

Proen Itinerante e capacitação da Proad movimentaram campus durante a semana

por Acássia Deliê publicado: 08/07/2016 11h18, última modificação: 08/07/2016 11h34
Exibir carrossel de imagens Capacitação da Proad reuniu servidores de todos os campi de Alagoas

Capacitação da Proad reuniu servidores de todos os campi de Alagoas

O Campus Marechal Deodoro sediou essa semana dois grandes eventos promovidos por pró-reitorias do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Nessas quinta (7) e sexta-feira (8), a Proad (Pró-Reitoria de Administração) reuniu diretores-gerais, diretores de Administração e servidores da área financeira de todos os campi para um curso de capacitação sobre Orçamento.

O curso foi ministrado pelo coordenador de Orçamento do Ifal, Dickinson Moura Cavalcante e abordou temas como Educação Financeira, Planejamento, Qualidade no Gasto Público, Controle e Transparência.

Para o diretor de Administração do Campus Marechal Deodoro, Sérgio Ciríaco, a capacitação é essencial, especialmente em um período de crise nacional. “Com os recursos federais cada vez mais escassos, precisamos ser muito eficientes e eficazes no uso desses recursos, é fundamental gastar com planejamento”, analisa Sérgio.

Curso foi ministrado pelo servidor Dickinson Moura Cavalcante

O pró-reitor de Administração, Wellington Spencer, lembrou que as capacitações são organizadas com base nas discussões do Fordap (Fórum dos Dirigentes de Administração e Planejamento). “O evento segue a política da Proad de ouvir as necessidades dos campi e buscar aperfeiçoamentos na área de gestão. O melhor é que contamos com talentos do nosso próprio quadro de servidores para compartilhar conhecimentos e atualizações”, disse o pró-reitor.

Proen Itinerante

Já na quarta-feira (6), a Pró-Reitoria de Ensino realizou mais uma edição do Proen Itinerante, com reuniões segmentadas no campus: pela manhã com estudantes e à tarde com os docentes, com a participação de gestores. As categorias puderam expor suas dificuldades e necessidades na área de Ensino, como a falta de servidores técnicos em determinadas áreas e a limitação dos recursos para os programas de assistência estudantil.

Proen Itinerante promoveu grande discussão sobre Ensino no Campus Marechal

O Diretor de Ensino do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza, avalia que a resolução dos problemas começa com a identificação deles. “E por isso é importante dar voz a quem está diretamente envolvido com o ensino, ou seja, os professores e os alunos de cada campi. Essa é uma iniciativa fundamental da Proen”, diz Éder.

Agora, a Proen fará uma nova reunião com os gestores do Campus Marechal Deodoro para discutir soluções possíveis para os problemas apresentados. “Marcaremos uma data para essa reunião na própria Reitoria, onde faremos uma grande discussão sobre o campus. O importante é estejamos sempre avançando na educação e formação dos nossos alunos”, afirmou o pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos.