Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Alunos do Ifal de Marechal Deodoro vencem prêmio e farão praça ecológica em Maceió

Willidez Lopes e Eduardo dos Santos estudam Gestão Ambiental e irão revitalizar área no conjunto Virgem dos Pobres III

por Acássia Deliê publicado: 08/03/2016 15h56, última modificação: 09/03/2016 16h52
Exibir carrossel de imagens Estudantes e professores do IFAL-MD recebem premiação

Estudantes e professores do IFAL-MD recebem premiação

Eles foram criados no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió, e cresceram vendo a falta de cuidados e a degradação do espaço público na região. Agora, agarraram a oportunidade de mudar o meio ambiente do bairro natal. Willidez Lopes e Eduardo dos Santos, alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro, foram os grandes vencedores do prêmio Maceió Cidade Sustentável e irão colocar em prática o projeto de uma ecopraça no conjunto Virgem dos Pobres III.

O projeto vai transformar uma área localizada entre a Avenida General Alcir Werner e a Rua B, hoje degradada, em um espaço agradável para a comunidade, envolvendo um trabalho de educação ambiental com a construção de uma Praça Comunitária Ecológica. O projeto será realizado em sete etapas, desde a poda das árvores existentes e a instalação de um canteiro sustentável com pets e pneus velhos, até a instalação de placas solares e a pavimentação da praça.

A ecopraça aplica as ferramentas estudadas no curso superior de Gestão Ambiental, do Ifal – Marechal Deodoro, transformando a realidade dos moradores do conjunto Virgem dos Pobres. “A falta de ambientes de lazer é um dos fatores causadores dos problemas sociais e ambientais vivenciados por essa comunidade. Aqui existe muito lixo e falta consciência da população. Estamos muito felizes de poder aplicar nossos conhecimentos para melhorar a nossa própria região”, afirma Willidez, que está noiva do parceiro de projeto, Eduardo dos Santos.

O projeto “Ecopraça: praça comunitária ecológica no Trapiche da Barra”, orientado pelos professores Sheyla Dias e Dário Nicacio, ficou em primeiro lugar no concurso Maceió Cidade Sustentável, oferecido pela Prefeitura de Maceió. Os alunos foram premiados com um cheque de R$ 7 mil reais e a publicação do projeto no livro que leva o mesmo nome do concurso.

Para o coordenador do curso de Gestão Ambiental do Ifal-Marechal Deodoro, Dario Nicacio, este é um reconhecimento merecido para os estudantes. “É um incentivo ao desenvolvimento de projetos com potencial de melhoria da qualidade de vida na comunidade, com sustentabilidade. Sem dúvidas, servirá de referência para o nosso curso. Este projeto representa o que a sociedade espera daqueles que detêm conhecimento”, ressalta o professor.