Notícias
7ª Feira de Ciências Ambientais tem início no Campus Marechal Deodoro
ABERTO AO PÚBLICO
*Camylle Vitória, estagiária de jornalismo
O Campus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realiza, nos dias 23 e 24 de outubro, mais uma edição da Feira de Ciências Ambientais. Estando na sua 7ª edição, o evento, aberto ao publico, reunirá trabalhos dos estudantes de todas as escolas públicas do município, nas oito modalidades, e encerrará com a premiação das bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq para todas as categorias.
Na organização do evento, a professora Ana Paula Fiori, ressalta a importância do evento para a popularização da ciência no município. Segundo a docente, evento não apenas promove a reflexão crítica sobre questões ambientais e a sustentabilidade, mas também incentiva a produção de trabalhos inovadores desenvolvidos pelos estudantes da rede pública e do campus, por meio de modalidades como poesia, fotografia, produção audiovisual, maquetes sustentáveis e projetos de ciências.
“A Feira de Ciências Ambientais, que já está em sua sétima edição, se consolida como um grande centro de pesquisa e inovação em Marechal Deodoro, sendo o evento aguardado por todos os estudantes da região, trazendo além do tradicional projeto de ciências outras formas de se expressar e popularizar a ciência, como poesias, produção de textos, desenhos e fotografias. É um evento de suma importância para o desenvolvimento científico e o letramento na iniciação científica dos estudantes da nossa região“, destaca Ana Paula.
Os trabalhos, a depender da categoria escolhida, estão relacionados às ciências ambientais, sustentabilidade ou ao tema da 22ª SNCT: Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território. As exposições das modalidades acontecerão no dia 23 de outubro, das 8 às 17:30 horas, e no dia 24, até às 11.
No dia 24, ocorre a premiação das modalidades de Fotografia, Desenho, Poesia e Produção de Texto acontecerão às 11 horas. Já a premiação de Audiovisual, Maquetes Sustentáveis, Projetos de Ciências e Meninas na Ciência iniciarão às 15:30 do mesmo dia.
*Sob supervisão do jornalista Jhonathan Pino