Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Reações à vacina da gripe desaparecem em dois dias

Reações à vacina da gripe desaparecem em dois dias

por Bartolomeu Honorato publicado: 17/05/2018 09h05, última modificação: 17/05/2018 09h09
Ação no campus

Dor, vermelhidão na pele e endurecimento no local da injeção são reações que desaparecem em até dois dias nos pacientes que tomaram a vacina contra a gripe. O aviso é da enfermeira Fabiana Guedes, uma das organizadoras da campanha de vacinação no Instituto Federal de Alagoas, campus Maragogi. Cem doses foram aplicadas em servidores e em estudantes com doenças crônicas na ação que ocorreu nesta quarta-feira (16), na unidade de ensino.

“Essas reações adversas são manifestações benignas, cujos efeitos não impedem a realização de atividades do cotidiano, como cuidar da casa, fazer atividades físicas, entre outras”, declarou a enfermeira Fabiana Guedes. No campus Maragogi, a campanha alcançou professores, técnicos administrativos e terceirizados. Estudantes com hipertensão, diabetes, imunidade baixa também receberam a vacina. A atividade contou com a parceria da Secretaria de Saúde do município de Maragogi.

Estudos mostram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza, segundo informações do Ministério da saúde. “A campanha é estendida até dia 1º de junho por demanda espontânea. Caso alguém queira se vacinar, pode procurar o setor de saúde do campus e a equipe entrará em contato com a unidade básica de saúde em Peroba (Maragogi) para solicitação de novas doses", afirmou Fabiana Guedes.