Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Mostra de estágio reúne empresários e estudantes no Ifal Maragogi
conteúdo

Notícias

Mostra de estágio reúne empresários e estudantes no Ifal Maragogi

por Bartolomeu Honorato publicado: 19/02/2025 12h01, última modificação: 19/02/2025 12h01
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Empresários deram dicas para quem quer estagiar

Empresários deram dicas para quem quer estagiar

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou a I Mostra de Estágios do Campus Maragogi, nesta terça-feira (18). O evento teve por objetivo reunir estudantes, professores e empresários para discutir as oportunidades que esse campo educativo-profissional oportuniza aos jovens. A programação foi organizada por discentes do curso técnico de Hospedagem da unidade de ensino.

Segundo um dos organizadores da atividade, o professor Ayrton Soares, a Mostra de Estágios tirou dúvidas do público sobre o assunto e permitiu o contato direto do aluno com quem oferta essas vagas. “Explicamos aos presentes o que é essa inserção nas empresas e o seu passo a passo. Mostramos ainda como é o contato que o Ifal faz com as instituições que oferecem essas vagas”, citou o professor.

O evento contou com a participação de parceiros do Instituto Federal de Alagoas na oferta de estágios: Claudio Zanichilli, da pousada Paraíso dos Coqueirais; Derek Riva, da pousada Ria; Tassia Carolina Barreto dos Santos, da pousada Tropical; Ednaldo Batista, da pousada Porto dos Corais; 

Em sua explanação, o empresário Edinaldo Batista informou ao público o que as empresas proporcionam aos jovens que entram no segmento de meios de hospedagem. “O que a gente procura nessa relação entre o estagiário e empresa, é formar pessoas, dar caráter, proporcionar conhecimentos a mais. No Instituto Federal, você tem a parte teórica e depois vai ver a prática, que vai sustentar essa teoria que aprenderam na escola”, declarou.

Para o coordenador de Extensão do Ifal Maragogi, José Marcos, o mundo do trabalho busca estagiários que estejam dispostos a aprender no local de atuação. “Nossa região tem uma demanda relacionada aos cursos do Ifal, em especial ao de Hospedagem. O perfil mais procurado são alunos que sejam ativos e que tenham disposição para aprender. Não é o perfil de alguém que já vem pronto, mas de quem quer se desenvolver ou melhorar naquela função”, descreveu.

Estagiários compartilharam experiências

Roda de conversa e palestra foram o ponto alto da programação

Quem passa por um estágio, tem muita experiência para compartilhar com colegas  que ainda não chegaram a essa etapa de preparação para o mundo do trabalho. A estagiária Davyla dos Santos, que atua no Japaratinga Resort, contou que sua vida pessoal e profissional mudou bastante quando ingressou no local.

“A função que desempenho é na área de recepção e foi aí que eu pude me desenvolver mais. Hoje eu sei me comunicar, falar bem com as pessoas… normalmente numa situação como essa (de falar em um auditório), eu não conseguiria. Essa mudança foi uma superação grande para mim”, compartilhou. Para ela, seu trabalho significa desenvolvimento pessoal e profissional num só momento.

Uma das palestras que mais chamou a atenção do público foi a da professora Edneia Alves Homem, que falou um pouco de sua experiência fazendo a ponte entre estudantes do Ifal Maragogi e as instituições que ofertam estágios. Em sua apresentação, abordou ainda a importância do trabalho na vida das pessoas.

“De que forma transformamos tudo a nossa volta? é por meio do trabalho. Quando conseguimos aliar o trabalho, que é uma categoria que dá identidade humana e nos diferencia dos outros animais, à educação, fica perfeito. Você vai ter um trabalhador com competência técnica, humano, crítico, entendendo seus direitos e seu lugar de decisão”, explicou Edneia Alves.