Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Encontro de Zoologia do Nordeste tem programação no Ifal Maceió a partir deste domingo (01/09)
conteúdo

Notícias

Encontro de Zoologia do Nordeste tem programação no Ifal Maceió a partir deste domingo (01/09)

publicado: 06/08/2019 10h30, última modificação: 29/08/2019 15h11

De 1 a 4 de Setembro de 2019 no Museu de História Natural (MHN) e o Ifal Campus Maceió sediam o XX Encontro de Zoologia do Nordeste, evento que organizado pela Sociedade Nordestina de Zoologia e que discute temas relevantes para a biodiversidade, conservação da fauna regional através da sua exploração racional, preservação do meio ambiente e poluição. No Ifal Maceió, a programação acontece no auditório Oscar Sátyro e nas salas de aula e envolve a conferência de abertura (dia 01/09 às 18 horas), palestras, mesas redondas e minicursos.

Confira a programação completa aqui.

O Encontro é um fórum regional que reúne especialistas na área da zoologia para abordar aspectos de importância para o desenvolvimento científico regional, para o ensino e para a preservação dos recursos naturais.

Como tema central deste XX Encontro de Zoologia do Nordeste, será discutido “Os impactos da poluição sobre biodiversidade” Com baste nesta temática, o Encontro tem como objetivos.

  • Estimular a produção científica na área da zoologia, através da apresentação de trabalhos durante o conclave;
  • Divulgar os resultados das pesquisas que vem sendo realizadas no campo da zoologia;
  • Estimular a criação de novos grupos de pesquisa e apoiar os já existentes;
  • Permitir a atualização técnico-científica através da promoção de minicursos, palestras e mesas-redondas;
  • Debater os problemas do uso indiscriminado dos nossos recursos naturais, criando uma mentalidade preservacionista nos novos zoólogos e fornecendo alternativas para um desenvolvimento sustentado;
  • Divulgar e discutir as formas de acesso aos órgãos financiadores das atividades de ensino e pesquisa;
  • Discutir o papel do Estado no processo de formação dos novos cientistas;
  • Discutir a legislação atual de proteção à fauna;
  • Motivar os professores do ensino médio e fundamental a fazer uso de novas técnicas para a transferência de conhecimento na área de zoologia;
  • Estimular o intercâmbio técnico-científico entre as instituições regionais de ensino, pesquisa e extensão;
  • Propor parcerias de pesquisa através de reuniões de grupos específicos de trabalho.

O intercâmbio científico como gerador de novas ideias é uma das prioridades do Encontro, através do fluxo de informações que permitem a divulgação imediata de novas técnicas e descobertas. Uma das formas mais eficientes de estabelecer esse intercâmbio é através de conclaves que congregam grande número de representantes da comunidade científica.