Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > #Zikazero: Ifal Maceió participa de campanha nacional de combate

#Zikazero: Ifal Maceió participa de campanha nacional de combate

publicado: 17/02/2016 18h09, última modificação: 23/02/2016 11h18

Não se espante ao ver mosquitos "sobrevoando" a tela do computador quando visitar a página do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Maceió. Não se trata de um ataque de hackers, mas sim de mais uma iniciativa do Governo Federal, adotada também pelo Ifal, para chamar atenção dos internautas sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti.

Além da dengue, o mosquito transmite a febre chikungunya e o zika vírus, inclusive associado a casos de microcefalia. Enquanto não se desenvolve uma vacina, a maneira eficaz de evitar essas doenças é eliminar o mosquito e os possíveis focos que possibilitem o nascimento e a proliferação de larvas do Aedes.

É visando à prevenção que o Campus Maceió iniciou na última sexta-feira (19) uma grande mobilização em precaução e combate ao zika vírus. O dia foi considerado o "dia D" de combate à epidemia e inicia uma série de ações que fazem parte do Pacto da Educação Brasileira contra o zika, ao qual o Ifal manifestou adesão. No "Dia D", o Campus promoveu uma palestra educativa com educadores da Secretaria Municipal de Saúde, que deram instruções a alunos e servidores de como prevenir, combater  e erradicar a doença.  As palestras foram proferidas nos turnos da manhã e da tarde.

Além das palestras no pátio do campus, gestores do Ifal Maceió  participaram do lançamento oficial da campanha #Zikazero, na escola municipal Dom Helder Câmara, em evento que marcou o dia oficial de combate ao zika, firmando a participação do Instituto na campanha promovida pelo Governo Federal. O evento teve a participação do prefeito de Maceió Rui Palmeira, do reitor do Ifal Sérgio Teixeira e de gestores da Ufal e da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a diretora do Ifal Maceió, Jeane Melo, o "pontapé inicial" foi dado, mas as ações continuam no campus, com gincana educativa envolvendo os alunos da escola, inspeções preventivas da vigilância sanitária e visitas de oficiais das Forças Armadas que também atuam no combate à epidemia.

AÇÕES

Por meio de ofício encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, a direção do campus solicitou visita de agentes responsáveis pela vigilância epidemiológica, que estiveram nas dependências do campus realizando uma vistoria preventiva de combate a potenciais focos do mosquito Aedes.

Não foram encontrados focos do mosquito na piscina desativada do Instituto. Porém, como ação preventiva, os agentes recomendaram o uso de sal e cloro no revestimento da piscina, para reforçar a precaução. A orientação também foi dada em relação ao uso de tanques em laboratórios. Técnicos do Instituto já deram início às ações recomendadas.

Apoio da população no combate ao mosquito

O momento exige atenção e a mobilização deve ser geral e contínua. Este verão tem chovido muito e também tem feito bastante calor. Essas são as condições ideias para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, é preciso ficar atento e não deixar água parada.

Confira algumas dicas:

1 - Tampe os tonéis e caixa d’água;

2 - Mantenha as calhas sempre limpas;

3 - Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

4 - Mantenha lixeiras bem tampadas;

5 - Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

6 - Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

7 - Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

8 - Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Mais dicas sobre cuidados dentro de casa e do apartamento podem ser conferidas neste endereço: http://combateaedes.saude.gov.br/prevencao-e-combate/casas-e-apartamentos.

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, acesse http://combateaedes.saude.gov.br/

Fontes: Ifal e Ministério da Saúde.