Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Versiprosa 2015 homenageia Maceió: 200 anos de história, arte e cultura na cidade

publicado: 16/12/2015 14h26, última modificação: 17/12/2015 18h50

200 anos de história, arte e cultura de Maceió, em teatro, música, fotografia, verso e prosa: É com esta temática que começa nesta quinta-feira (17) no Campus Maceió, a partir das 15h30 a 19ª edição do Projeto Versiprosa, evento de cunho artístico e cultural idealizado e realizado anualmente pela COLIC – Coordenação de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió. O foco dessa ação tem sido a elaboração e apresentação de trabalhos artísticos (artes cênicas, artes plásticas e literárias) pelos estudantes e servidores, que se inscrevem no evento e se apresentam em equipe ou individualmente, sob a orientação de professores dessa Coordenação.

Neste ano, o evento acontece nos dias 17 e 18 de dezembro, e inclui na programação apresentação musical com o maestro Almir Medeiros e músicos do núcleo de cultura do Campus, exibição de documentários, mostra fotográfica, sorteio de brindes, recital de poemas e o lançamento e entrega da coletânea Versiprosa aos alunos participantes.  A coletânea é lançada anualmente com os poemas inscritos pelos estudantes sobre o tema abordado pelo evento.

A abertura do Versiprosa, e as apresentações de teatro e música acontecem no pátio da Cantina. A exibição de vídeos acontece no miniauditório de informática e a mostra fotográfica na sala 103 do bloco principal do Campus. Confira a programação completa aqui.

A programação será encerrada com a declamação de poemas, seguida das premiações das melhores produções avaliadas por um corpo de jurados, composto por professores ativos e/ou aposentados da instituição, além de convidados (personalidades do meio artístico e cultural, artistas do núcleo de cultura do Instituto, bem como professores).

Dezenove anos de história
O evento surgiu em 1996, com o objetivo de estimular a expressão literária dos estudantes. O resultado, naquele ano, foi o lançamento de uma coletânea elaborada pelos alunos sob o título Somente palavras. Em 1997, o evento estabeleceu-se com uma semana em que se homenageou o escritor Carlos Drummond de Andrade. Nasceu assim a proposta de, a cada ano, se pensar em um tema específico para o evento. Assim, foram homenageados grandes nomes da literatura nacional, como Machado de Assis, Vinícius de Moraes e Ariano Suassuna, e os alagoanos Jorge de Lima e Graciliano Ramos, entre outros.

Com o amadurecimento do projeto, acontecimentos históricos de relevância nacional ou institucional passaram, eventualmente, a figurar como temática para o evento, refletindo-se na construção do posicionamento crítico dos estudantes. Assim, 10 anos depois, em 2006, o tema do evento foi “Movimentos socioeconômicos que marcaram historicamente as décadas de 60, 70 e 80”. E no ano seguinte, 2007, o evento surgiu sob o seguinte tema: “Brasil ou Brazil...? Um questionamento sobre a identidade Nacional em um contexto globalizado”. Nos anos seguintes, o Versiprosa seguiu homenageando autores brasileiros e internacionais, bem como personagens da arte e da cultura mundiais. No ano de 2014, aos dezoito anos de existência desse projeto, seu tema foi “O estranho, o fantástico e o maravilhoso”, que valorizou, para além dos autores, das obras e dos acontecimentos histórico-culturais, um estilo de composição artística.

Em 2015, Maceió completa duzentos anos de história – momento em que se discute o que é, de fato, o “ser Maceió”. De acordo com o tema proposto neste ano para o Versiprosa, fazer dois séculos significa celebrar o processo contínuo de construção e reconstrução da identidade de Maceió. Com esse tema, o projeto busca instigar os estudantes a construir suas próprias ideias sobre Maceió, sem perder de vista o legado dos que, no passado e no presente, vêm criando e recriando variadas imagens da cidade.  Os trabalhos deverão dialogar com a história da capital alagoana, por meio do resgate de tradições (literárias, folclóricas e musicais, por exemplo), e de apresentações que ofereçam novas possibilidades de “leitura” da cidade.

As fotos do primeiro dia do Versiprosa já estão disponíveis na página do IFAL - Campus Maceió no facebook.